Globos de Ouro celebram a 83ª edição com Batalha Atrás de Batalha a liderar as nomeações



A cerimónia da 83.ª edição dos Globos de Ouro, uma iniciativa da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood e considerada uma antecâmara para os Óscares, decorre hoje.
A gala será conduzida pela atriz Nikki Glaser e contará com apresentadores como George Clooney, Julia Roberts e Charli XCX, numa estratégia que visa cruzar estrelas consagradas com ícones da cultura pop para atrair um público mais jovem.
Na categoria de cinema, o filme "Batalha Atrás de Batalha", de Paul Thomas Anderson, destaca-se como o mais nomeado, com nove indicações, incluindo Melhor Filme de Comédia, Melhor Realização e Melhor Argumento para Anderson.
O elenco também recebeu várias nomeações, com destaque para Leonardo DiCaprio, Sean Penn, Benicio del Toro, Teyana Taylor e Chase Infiniti.
A banda sonora, da autoria de Jonny Greenwood, está igualmente na corrida por um prémio.
Com oito nomeações, o filme "Valor Sentimental", do realizador dinamarquês Joachim Trier, surge como o principal rival.
Outro destaque é a produção brasileira "O Agente Secreto", de Kléber Mendonça Filho, que obteve três nomeações: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama para Wagner Moura. Esta é uma nomeação inédita para um ator brasileiro, que surge após a sua vitória no Festival de Cannes em 2025. No ano anterior, a atriz brasileira Fernanda Torres venceu um Globo de Ouro. No que diz respeito à televisão, a última temporada da série "The White Lotus" (HBO) é a produção com mais nomeações, seis no total, incluindo a de Melhor Série de Drama. A edição deste ano dos Globos de Ouro irá também homenagear as atrizes Helena Mirren e Sarah Jessica Parker com prémios de carreira, distinguindo os seus contributos para o cinema e a televisão, respetivamente.






