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Atividade Empresarial e de Investimento em Portugal

O dinamismo do mercado português reflete-se em vários setores, desde a tecnologia ao imobiliário, com empresas nacionais a garantirem rondas de investimento avultadas, a protagonizarem negócios de grande dimensão e a expandirem as suas operações para o estrangeiro.
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A gestora de fundos portuguesa FinProp Capital, fundada em 2022 e integrada no grupo Hipoges, anunciou a sua expansão para o mercado espanhol. A empresa planeia investir cerca de 100 milhões de euros em Espanha nos próximos anos e prevê ultrapassar os 300 milhões de euros em ativos sob gestão ainda antes do final de 2025.

O seu objetivo é posicionar-se como um ator-chave no financiamento alternativo ao setor bancário tradicional, oferecendo soluções para promotores e investidores imobiliários.

Para liderar esta operação, foi nomeado Pedro Fernández-Amatriain, um profissional com mais de 20 anos de experiência nos setores financeiro e imobiliário. No setor tecnológico, a Feedzai, empresa portuguesa especializada em inteligência artificial para a prevenção de fraude, fechou uma ronda de investimento de 75 milhões de dólares, elevando a sua avaliação para mais de dois mil milhões de dólares.

A operação contou com novos investidores como a Lince Capital, Iberis Capital e Explorer Investments, e com a participação de acionistas já existentes.

Segundo o cofundador e CEO, Nuno Sebastião, o capital permitirá continuar a inovar na segurança de pagamentos.

Adicionalmente, a Feedzai foi selecionada pelo Banco Central Europeu para liderar o mecanismo de deteção de fraude do euro digital, num contrato que pode atingir 237,3 milhões de euros.

Fundada em 2011, a empresa tornou-se um unicórnio em 2021.

O mercado imobiliário português também demonstrou a sua atratividade com a venda da maior loja da Decathlon na Península Ibérica, localizada em Matosinhos.

A transação foi realizada pela Santander Asset Management, embora o comprador e o valor do negócio não tenham sido divulgados.

A operação, assessorada pela WORX Real Estate Consultants, envolveu um imóvel com cerca de 8.000 metros quadrados e confirma, segundo os intervenientes, o interesse dos investidores no setor de retalho especializado. Este tipo de ativo é considerado seguro e estável, especialmente quando associado a operadores líderes com contratos de arrendamento de longo prazo.

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Planos da TVS após a aquisição da Norton

O responsável pelo desenvolvimento da TVS falou sobre os planos de expansão para a Europa e novos desafios A gigante automóvel indiana TVS Motor Company continua com os planos de expansão para o mercado Europeu, tendo começado a vender motos na Europa continental no ano passado.A empresa multibilionária, que começou a fabricar veículos motorizados de duas rodas em 1979, entrou no mercado italiano em maio de 2024 – trazendo uma série de modelos, incluindo as suas motos desportivas monocilíndricas Apache 310 RR e RTR e naked, bem como pequenas motos de passageiros como a scooter elétrica IQube. "Vemos muitas perspetivas futuras para oferecer uma vasta gama de produtos na Europa", disse o Vice-presidente Sénior de I&D da TVS, Babu Rengarajan.A trabalhar na equipa há 38 anos, viu a ascensão da empresa em primeira mão. "A atual linha de produtos que temos serve mais mercados como Itália, Espanha, França, Alemanha e, claro, acredito que, no futuro, com o lançamento de novos produtos, o mercado será muito mais abrangente."Apesar da sua história relativamente curta no motociclismo, a empresa foi fundada em 1911 e tem atualmente capacidade para produzir cerca de 4,95 milhões de motociclos e scooters por ano. Como tal, são agora o quarto maior fabricante do mundo, com a sua gama Apache vendida em 75 países, e a scooter elétrica IQube a acumular cerca de 4,5 milhões de vendas.“Temos o nosso próprio projeto de motor, que fabricamos internamente, e investimos fortemente no elétrico, e continuamos a investir”, continuou Rengarajan. Embora ainda não tenha presença de marca própria no Reino Unido, a TVS adquiriu a Norton Motorcycles e produz a família G310 da BMW desde a sua criação.Também ajudou a desenvolver a mais recente plataforma bicilíndrica 450 da marca alemã, prevista para 2026 como a nova F450GS.Quanto à Norton, tendo comprado a marca por 16 milhões de libras (18 M€) em abril de 2020, injetou depois mais 100 milhões de libras para uma nova fábrica em Solihull. Norton em Solihull Esse valor subiu agora para 200 milhões de libras, (229 M€) enquanto a marca se prepara para lançar uma linha totalmente nova de máquinas com o nome Norton.“A Norton é uma empresa do nosso grupo. Temos uma equipa [de I&D] sediada no Reino Unido, mas também existe uma equipa técnica da Norton na Índia, e a equipa técnica da TVS também trabalha em estreita colaboração com eles”, continuou o responsável de investigação e desenvolvimento. Embora ainda não tenha sido totalmente revelado, a Norton confirmou que está a chegar uma linha de motos Euro5+ totalmente homologadas, estando previstas seis motos em três plataformas de motor – incluindo uma superbike V4 com um novo visual, com estreia prevista para a feira EICMA em Milão, em novembro.Um enorme contraste de desenvolvimento com as monocilíndricas de pequena cilindrada que a TVS produz em massa, Babu diz que tem sido um desafio para a sua equipa – especialmente quando tenta adaptar-se aos atuais padrões de emissões europeus. “O conhecimento é algo que só se adquire fazendo”, explicou. “Qualquer quantidade de leitura de livros ou benchmarking não ajuda, e é preciso ser criativo. Esta experiência diferenciada precisa de ser a melhor da categoria. Por isso, enfrentamos desafios muito difíceis à medida que alargamos a gama de produtos e, como as legislações estão a tornar-se cada vez mais rigorosas, também é difícil oferecer uma experiência excelente e torná-la amiga do ambiente e sustentável.” E continuou: “Existem desafios em termos de regulamentos, e na Europa também há uma regulamentação rigorosa dos materiais em termos do que usamos e dos limites percentuais. Isto está a encarecer os produtos, e a Europa também, como mercado, é cara. Por isso, estamos a procurar plataformas globais.”“Queremos alavancar a nossa escala, queremos alavancar as nossas décadas de experiência em fornecer a melhor qualidade e, assim, aprendemos continuamente”. Dada a colaboração e as intenções de expansão da TVS, é lógico perguntar se estas novas plataformas Norton poderiam ser incorporadas nas motos da marca TVS no futuro. "As equipas técnicas são muito unidas”, disse Rengarajan. “A nível de grupo, partilhamos muitos padrões internos de engenharia com os nossos colegas da Norton, nos quais se baseiam e trazem consigo a experiência adquirida com as motos grandes que construímos.”“É uma grande sinergia dentro do grupo TVS de que desfrutamos hoje, e todos os planos futuros estão bem integrados. É algo que está a ser analisado internamente como uma empresa global. Não são divisões isoladas, é um grupo global e estamos certos de que iremos aproveitar toda a expertise global”.

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Batata-vermelha foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

Produto alimentar – cabaz de Produtos Alimentares Essenciais   A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar registou uma ligeira descida de 48 cêntimos (menos 0,20%) na última semana, e custa agora 241,97 euros. Entre 24 de setembro e 1 de outubro de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi a batata-vermelha, que sofreram um aumento de 0,14 €  (+11%). Esta semana o produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, continua a ser…

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ILHA TERCEIRA RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ O FÓRUM TRANSATLÂNTICO DEDICADO AO CÂNHAMO E À CANÁBIS

A cidade de Angra do Heroísmo vai acolher, no próximo dia 24 de outubro de 2025, a V Edição da CannAzores – Fórum Transatlântico de Cânhamo e Canábis. O encontro, que acontece pela primeira vez na ilha Terceira, reunirá especialistas regionais, nacionais e internacionais no Hotel Azoris Angra Garden, para debater os impactos do cânhamo e da canábis em áreas como agricultura, saúde, economia, ambiente, inovação, turismo, políticas públicas e até missão espacial, posicionando os Açores como futuro hub atlântico neste setor em expansão.

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