Gilberto Gil anuncia concerto de despedida no Porto em abril de 2026



O músico brasileiro, figura central do tropicalismo, regressa à Europa para uma mini-digressão de apenas quatro espetáculos exclusivos, sendo que Portugal acolherá uma das datas.
O concerto terá lugar no Porto, no dia 10 de abril de 2026, com início marcado para as 21:00.
Esta será a única oportunidade para ver o artista em solo nacional no âmbito da sua última digressão.
Este espetáculo integra a digressão de despedida "Tempo Rei - Última Turnê", que percorre a América do Sul até 28 de março de 2026. A tour tem sido um sucesso, com 21 das 23 datas esgotadas e mais de 210 mil bilhetes vendidos desde o seu início a 15 de março de 2025, em Salvador da Baía, cidade natal do artista.
Gilberto Gil explicou que a decisão de realizar uma última digressão se deve à reflexão sobre as exigências físicas dos grandes espetáculos, manifestando o desejo de continuar a fazer música "noutro ritmo".
Em palco, no Porto, Gilberto Gil será acompanhado pelos seus filhos, Bem e José, e pelos seus netos, João e Flor.
Com uma carreira de mais de seis décadas, o artista é um dos mais consagrados embaixadores culturais do Brasil, somando no seu currículo cerca de 60 álbuns, nove prémios Grammy, e distinções como Artista da Paz da UNESCO. Foi também Ministro da Cultura do Brasil e é membro da Academia Brasileira de Letras.
Os bilhetes para o concerto no Coliseu do Porto serão colocados à venda a partir desta semana. Os preços variam entre os 25 e os 390 euros. Está previsto um desconto de 40% para pessoas com mobilidade reduzida e os seus acompanhantes.













