menulogo
Notícias Agora
user
Close

Operação Escola Segura 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública dão início à operação “Escola Segura” para o ano letivo 2025/2026, reforçando a segurança e promovendo ações de sensibilização junto da comunidade escolar em todo o país.
News ImageNews ImageNews Image

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou a 11 de setembro a sua campanha anual “Escola Segura”, que este ano celebra 33 anos de existência. A operação visa assinalar o regresso às aulas com ações de sensibilização dirigidas a alunos, professores e encarregados de educação, abrangendo mais de 4.600 estabelecimentos de ensino e mais de 678 mil alunos na sua área de responsabilidade. O objetivo é promover comportamentos de autoproteção e inclusivos, bem como prevenir práticas de risco e comportamentos desviantes.

No último ano letivo, no âmbito deste programa, a GNR registou 2.354 crimes em ambiente escolar, sendo os mais comuns a ofensa à integridade física voluntária simples (890), a ameaça e coação (374) e o furto (183).

Foram também apreendidas 73 armas, incluindo 53 armas brancas e seis armas de fogo.

A força de segurança realizou 16.318 ações de sensibilização que abrangeram 873.328 membros da comunidade escolar e registou 1.198 ocorrências não criminais, como colaborações com as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e situações de abandono escolar. A Polícia de Segurança Pública (PSP) também está a realizar ações nos estabelecimentos de ensino para garantir um regresso às aulas tranquilo. Durante o ano letivo 2024/2025, a PSP registou 130 casos de ‘bullying’ e 21 de ‘cyberbullying’, notando uma diminuição face ao ano anterior.

Para o novo ano, a PSP já programou 10 operações nacionais focadas em temas como ‘bullying’, direitos humanos, violência no desporto e delinquência juvenil. Para o ano letivo 2025/2026, ambas as forças de segurança darão especial atenção a fenómenos como o ‘bullying’ e o ‘cyberbullying’, bem como à segurança rodoviária, devido ao aumento do trânsito. A GNR, através das suas Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, irá dinamizar ações sobre segurança e partilhou um conjunto de conselhos dirigidos a estudantes e encarregados de educação sobre segurança online, prevenção da violência no namoro e como agir em situações de perigo.

Artigos

25
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa