
Operação Escola Segura 2025/2026



A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou a 11 de setembro a sua campanha anual “Escola Segura”, que este ano celebra 33 anos de existência. A operação visa assinalar o regresso às aulas com ações de sensibilização dirigidas a alunos, professores e encarregados de educação, abrangendo mais de 4.600 estabelecimentos de ensino e mais de 678 mil alunos na sua área de responsabilidade. O objetivo é promover comportamentos de autoproteção e inclusivos, bem como prevenir práticas de risco e comportamentos desviantes.
No último ano letivo, no âmbito deste programa, a GNR registou 2.354 crimes em ambiente escolar, sendo os mais comuns a ofensa à integridade física voluntária simples (890), a ameaça e coação (374) e o furto (183).
Foram também apreendidas 73 armas, incluindo 53 armas brancas e seis armas de fogo.
A força de segurança realizou 16.318 ações de sensibilização que abrangeram 873.328 membros da comunidade escolar e registou 1.198 ocorrências não criminais, como colaborações com as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e situações de abandono escolar. A Polícia de Segurança Pública (PSP) também está a realizar ações nos estabelecimentos de ensino para garantir um regresso às aulas tranquilo. Durante o ano letivo 2024/2025, a PSP registou 130 casos de ‘bullying’ e 21 de ‘cyberbullying’, notando uma diminuição face ao ano anterior.
Para o novo ano, a PSP já programou 10 operações nacionais focadas em temas como ‘bullying’, direitos humanos, violência no desporto e delinquência juvenil. Para o ano letivo 2025/2026, ambas as forças de segurança darão especial atenção a fenómenos como o ‘bullying’ e o ‘cyberbullying’, bem como à segurança rodoviária, devido ao aumento do trânsito. A GNR, através das suas Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, irá dinamizar ações sobre segurança e partilhou um conjunto de conselhos dirigidos a estudantes e encarregados de educação sobre segurança online, prevenção da violência no namoro e como agir em situações de perigo.
Artigos
25
























Atualidade
Ver mais
Província de Guangdong em alerta face ao supertufão mais poderoso de 2025
As autoridades da província chinesa de Guangdong elevaram hoje para o nível máximo a resposta de emergência face ao supertufão Ragasa, considerado pelo Centro Meteorológico Nacional o mais poderoso do planeta em 2025.

Cientistas descobrem tecnologia que gera raio X com imagens coloridas
Uma equipa de cientistas dos Estados unidos (EUA) desenvolveu uma tecnologia capaz de melhorar as imagens dos testes de raio X tornando-as coloridas, noticiou na segunda-feira a Europa Press.

DGS apela para vacinação contra a gripe de crianças entre seis e 23 meses
O subdiretor-geral da Saúde apelou hoje aos pais para que vacinem contra a gripe os seus bebés e crianças entre os seis meses e os dois anos, para prevenir casos graves da doença e evitar internamentos.

Mais de 40 concelhos mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio
Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro continuam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).