
Balanço da Atividade Operacional da GNR



Num balanço da sua atividade operacional na semana de 19 a 25 de setembro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou a detenção de 454 pessoas em flagrante delito.
As principais causas das detenções foram a condução sob o efeito do álcool (189), condução sem habilitação legal (87) e tráfico de estupefacientes (53).
Foram ainda efetuadas oito detenções por violência doméstica e três por incêndio florestal.
Durante este período, a GNR apreendeu um volume significativo de narcóticos, incluindo mais de três milhões de doses de haxixe, além de cocaína, heroína e outras substâncias. Foram também apreendidas 25 armas de fogo, 20 armas proibidas e 2.410 euros em numerário.
No âmbito da fiscalização rodoviária, foram detetadas 6.376 infrações.
Entre as mais comuns destacam-se 1.332 casos de excesso de velocidade, 725 por falta de inspeção periódica obrigatória e 326 por condução com uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei. Outras infrações relevantes incluíram o uso indevido do telemóvel durante a condução e a falta de cinto de segurança. Em operações específicas, a GNR realizou ações de relevo em diferentes pontos do país. Em Vilamoura, a Unidade de Ação Fiscal apreendeu 174 artigos contrafeitos, 857 mililitros de tabaco líquido sem estampilha fiscal e canábis. Na operação, foi identificado um homem de 50 anos pelos crimes de contrafação e tráfico de estupefacientes.
O valor total dos produtos apreendidos ascendeu a 5.614 euros, o que representaria um prejuízo para o Estado superior a 1.290 euros.
No concelho de Monchique, o Núcleo de Investigação Criminal de Silves deteve um homem de 59 anos por tráfico de estupefacientes. Na sequência de uma busca domiciliária, foram apreendidas dez plantas de canábis, 92 doses da mesma substância e diversas sementes. Nos concelhos de Alcobaça e Leiria, uma investigação por crimes de furto culminou na detenção de seis suspeitos, cinco dos quais por posse de arma proibida e tráfico de droga, e um por recetação. Nesta operação foram apreendidas 84,9 doses de cocaína e uma arma de fogo transformada.
Artigos
15














Atualidade
Ver mais
A GNR deteve na sexta-feira no concelho de Almada um homem de 34 anos sobre o qual pendia um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades luxemburguesas pela prática de crimes sexuais, anunciou hoje a guarda.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu na última semana, em Armamar, distrito de Viseu, 10 toneladas de uvas introduzidas ilegalmente na Região Demarcada do Douro.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A GNR deteve, na sexta-feira, no Monte da Caparica, concelho de Almada, um homem de 34 anos sobre o qual pendia um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades luxemburguesas por crimes sexuais. Segundo a Guarda Nacional Republicana, a detenção ocorreu no âmbito de uma denúncia de furto de uma viatura, durante a qual foi […] O Artigo Detido em Almada homem procurado por crimes sexuais o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Dois agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) ajudaram, pelas 5:00 desta terça-feira, 30 de setembro, no nascimento de um...