menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Polícias detiveram 76 condutores por dia por excesso de álcool durante a quadra festiva

As operações de fiscalização da GNR e da PSP, intensificadas durante a quadra festiva, resultaram na detenção de 304 condutores por condução com uma taxa de alcoolemia considerada crime e registaram um total de quatro vítimas mortais nas estradas.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Entre os dias 18 e 21 de dezembro, no âmbito das operações especiais para a época do Natal e Ano Novo, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) detiveram uma média diária de 76 condutores por excesso de álcool. No total, 304 pessoas foram detidas por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l, o que constitui crime.

Destas detenções, 182 foram efetuadas pela GNR e 122 pela PSP.

A operação 'Natal e Ano Novo 2025/2026' da GNR fiscalizou 31.861 condutores, resultando em 182 detidos por alcoolemia e 60 por falta de habilitação legal. Foram registadas 5.073 contraordenações, com destaque para 696 por excesso de velocidade, 691 por falta de inspeção periódica obrigatória e 125 por uso indevido do telemóvel.

Em termos de sinistralidade, a GNR contabilizou 927 acidentes, que provocaram três vítimas mortais, 16 feridos graves e 232 feridos leves.

As mortes ocorreram nos distritos de Lisboa, Santarém e Beja.

Por sua vez, a PSP, com a operação 'Polícia Sempre Presente – Festas em Segurança 2025-2026', realizou 295 detenções, das quais 158 por crimes rodoviários (122 por condução sob o efeito do álcool e 36 por falta de carta de condução). Foram ainda detidos 22 suspeitos por tráfico de estupefacientes e 18 por furtos e roubos, tendo sido apreendidas armas de fogo, armas brancas e artigos de pirotecnia.

Na sua área de responsabilidade, a PSP registou 678 acidentes, dos quais resultaram uma vítima mortal, 12 feridos graves e 215 feridos ligeiros.

As autoridades apelam à responsabilidade dos condutores, anunciando a continuação da fiscalização intensiva.

Artigos

16
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones