Operação 'Moto V': GNR reforça segurança no MotoGP perante estatísticas de sinistralidade



A Guarda Nacional Republicana (GNR) deu início à operação “Moto V” para reforçar a fiscalização e o patrulhamento rodoviário, assegurando a segurança durante o evento MotoGP Portugal, que se realiza até domingo no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
Esta medida surge em resposta ao aumento significativo do tráfego de motociclos previsto nas principais vias de acesso à região.
No âmbito do arranque da operação, a GNR divulgou dados preocupantes sobre a sinistralidade.
Desde janeiro até 15 de outubro, registaram-se 6.616 acidentes com motos, que resultaram em 98 vítimas mortais, 547 feridos graves e 4.822 feridos ligeiros. Estes números aproximam-se dos valores totais de 2024, ano em que se verificaram 6.387 acidentes, 103 mortos, 583 feridos graves e 4.551 feridos ligeiros com veículos de duas rodas.
A operação “Moto V” terá especial incidência nos distritos de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Faro. A GNR irá desenvolver ações de sensibilização e fiscalização focadas em comportamentos de risco, como o excesso de velocidade, a condução sob o efeito de álcool ou substâncias psicotrópicas e a utilização incorreta de capacete e outros equipamentos de proteção.
Para garantir a segurança do evento, foram também implementadas restrições adicionais.
O espaço aéreo na zona do autódromo estará interdito durante o Grande Prémio.
Adicionalmente, no domingo, entre as 14:00 e as 17:00, a principal via de acesso ao autódromo no sentido sul e um troço da Autoestrada 22 (sentido Espanha-Portugal), entre os nós de Alvor e Mexilhoeira, estarão encerrados ao trânsito.
Artigos
8Atualidade
Ver mais
Um veículo pesado de mercadorias despistou-se e capotou no final da manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, na saída da A1 que dá acesso a Torres Novas. Segundo a Proteção Civil o alerta soou pelas 11h57 e foram enviados para o local os Bombeiros de Pernes e Santarém, bem como a Viatura Médica de Emergência […] O conteúdo Camião despisa-se na A1 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornal Mais Ribatejo A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai acolher, em 2026, 71 médicos internos, distribuídos entre a Formação Geral (45 vagas) e a Formação Especializada (26 vagas), reforçando os cuidados de saúde no hospital e nas unidades dos concelhos da região. A informação consta dos avisos publicados no Diário da República a 31 […] O conteúdo ULS Lezíria com 71 vagas para médicos internos em 2026 aparece primeiro em Mais Ribatejo.

No domingo 26 de outubro a Ação Católica Rural (ACR) do Porto reuniu em Conselho Diocesano. “Estiveram presentes 21 conselheiros [ler +]

A operação de combate à criminalidade marítima decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça ‘Stolen Boats’








