Sinistralidade em Duas Rodas: GNR Lança Operação 'Moto V' em Resposta a Quase 100 Mortes



A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou que, entre o início de janeiro e 15 de outubro, se registaram 6.616 acidentes envolvendo motociclos nas estradas portuguesas.
Estes sinistros resultaram em 98 vítimas mortais, 547 feridos graves e 4.822 feridos ligeiros, números que evidenciam a elevada sinistralidade associada aos veículos de duas rodas. Em comparação, durante todo o ano de 2024, a GNR registou 6.387 acidentes, que provocaram 103 mortos, 583 feridos graves e 4.551 feridos ligeiros.
A divulgação destes dados coincide com o arranque da operação “Moto V”, uma ação de patrulhamento e fiscalização intensificada a nível nacional.
A operação foi lançada para garantir a segurança durante o Grande Prémio de Portugal em Motociclismo (MotoGP), que decorre até domingo no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. A GNR antecipa um aumento significativo do volume de tráfego de motociclos nas principais vias de acesso à região do Algarve devido ao evento.
A operação “Moto V” terá especial incidência nos distritos de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Faro.
No âmbito desta ação, a GNR irá desenvolver medidas de sensibilização e fiscalização rodoviária, focando-se em comportamentos de risco como o excesso de velocidade, a condução sob o efeito de álcool ou substâncias psicotrópicas, e a utilização incorreta do capacete e de outros equipamentos de proteção.
Para assegurar a segurança do evento, foram também implementadas restrições adicionais.
O espaço aéreo na zona do Autódromo estará interdito durante o Grande Prémio.
Adicionalmente, no domingo, entre as 14:00 e as 17:00, estarão encerradas a principal via de acesso ao autódromo no sentido sul e a Autoestrada 22 (sentido Espanha-Portugal) entre os nós de Alvor e Mexilhoeira.
Artigos
12Atualidade
Ver mais
O presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Fernando de Almeida, apelou hoje, na presença da ministra da Saúde, para uma revisão urgente dos estatutos e do modelo de financiamento da instituição. Considera que o quadro legal, inalterado desde 2012, está desatualizado e compromete a capacidade de resposta em saúde pública, uma situação apenas colmatada pelo "esforço coletivo" dos profissionais, como demonstrado durante a pandemia

O primeiro-ministro manifestou-se incomodado com a ocorrência de partos em ambulâncias, um problema que exige uma análise sistematizada. Luís Montenegro garantiu, no entanto, confiança total na ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e afastou qualquer ligação destes casos a ineficiências do SNS. O executivo promete empenho no reforço dos serviços de urgência e da acompanhamento obstétrico

O tempo na região vai acalmar durante este fim-de-semana, 8 e 9 de novembro. Depois de várias semanas e dias marcados pela chuva e trovoada, muitas vezes intensa, o sol regressa a todos os concelhos do distrito. A temperatura máxima vai oscilar entre os 13º e os 19º. E a mínima entre os 5º e […] The post Tempo acalma durante o fim-de-semana. Regresso da chuva marcado para segunda-feira first appeared on Portal de Comunicação da Região de Viseu.

Muitos nunca ouviram falar de doenças do trato genital masculino que podem comprometer a fertilidade, o bem-estar e a saúde sexual. Infeções sexualmente transmissíveis, como a gonorreia, também continuam fora do radar masculino. Termos como orquite ou epididimite são desconhecidos, o que revela um défice de literacia e de acompanhamento médico preventivo. Segundo o inquérito […] O conteúdo Os homens pouco ou nada sabem sobre infertilidade masculina aparece primeiro em Notícias de Cascais.










