A Visão de Futuro da Google: O Regresso aos Óculos Inteligentes com IA e Parcerias Estratégicas



A Google confirmou oficialmente o seu regresso ao mercado dos óculos inteligentes, após o projeto Google Glass ter sido descontinuado em 2015.
Durante a apresentação "The Android Show: XR Edition", a gigante tecnológica revelou que planeia lançar o primeiro de dois novos modelos de óculos com Inteligência Artificial (IA) já em 2026. Esta iniciativa, que visa competir diretamente com a Meta e, eventualmente, com a Apple, será alicerçada na plataforma de software Android XR.
A empresa está a desenvolver dois tipos distintos de óculos.
O primeiro modelo foi concebido para assistência sem ecrã, utilizando colunas, microfones e câmaras integradas para permitir ao utilizador interagir com o assistente Gemini, captar fotografias e pedir ajuda.
O segundo modelo, mais avançado, incluirá um ecrã integrado nas lentes que exibirá informações úteis de forma privada, como direções de navegação ou traduções com legendas em tempo real.
Para concretizar este projeto, a Google estabeleceu parcerias estratégicas com a Samsung, a Gentle Monster e a Warby Parker.
O objetivo, segundo a empresa, é criar dispositivos que sejam "leves e com estilos que possam ser usados durante todo o dia". Embora os detalhes específicos sobre os novos óculos ainda sejam escassos, espera-se que mais informações sejam divulgadas durante o evento anual da Google, o I/O, que habitualmente ocorre no final da primavera.






