menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Futuro Digital de Portugal: Google Impulsiona Competências em IA na Nova Geração

A Google.org anunciou um investimento de um milhão de dólares para capacitar sete mil estudantes universitários em Portugal com competências avançadas em inteligência artificial, visando prepará-los para um mercado de trabalho em constante transformação.
News ImageNews ImageNews Image

A Google.org, braço filantrópico da Google, irá financiar as organizações INCO e Chance com um milhão de dólares (cerca de 862 mil euros) para desenvolver um programa de formação em Portugal. A iniciativa tem como objetivo fornecer competências avançadas de inteligência artificial (IA) e orientação profissional personalizada a um total de sete mil estudantes universitários em todo o país.

O anúncio foi divulgado através do blogue oficial da Google Portugal.

O programa será implementado em colaboração com universidades locais, com destaque para o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) e o Instituto Politécnico de Tomar. O principal propósito desta parceria é preparar os estudantes para prosperarem em setores de emprego que estão a ser profundamente transformados pela inteligência artificial, dotando-os das ferramentas necessárias para o futuro mercado de trabalho. Na sua comunicação, a Google sublinha que a IA representa uma "oportunidade única de crescimento e competitividade" para Portugal. A empresa tecnológica defende que a preparação de pessoas, empresas e do setor público para esta transição digital exige uma colaboração estreita entre o governo e o setor privado, de modo a materializar os conhecimentos e as ferramentas necessárias para a transformação.

Este investimento em capital humano é complementado por um contínuo investimento da Google em infraestruturas locais para garantir que as inovações tecnológicas não enfrentam limitações.

A empresa recordou a inauguração do cabo submarino Equiano em 2022, que reforça a conectividade entre Portugal e África. Adicionalmente, anunciou o cabo Nuvem, que ligará Portugal aos EUA a partir de 2026, e, mais recentemente, o cabo Sol, que conectará Espanha aos EUA, com passagem pelos Açores.

Artigos

13

Ciência e Tecnologia

Ver mais
categoryVer categoria completa