Gouveia e Melo Alerta para Dívida Recorde e Risco de Regresso à 'Zona Vermelha' das Contas Públicas



Durante uma visita a fábricas nos concelhos de Felgueiras e Lousada, no distrito do Porto, o candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo manifestou a sua preocupação com o estado das finanças do país.
O almirante na reserva aconselhou cuidado para evitar um regresso “à zona vermelha das contas públicas”, sublinhando que, sem controlo, “o espetro do passado recente pode voltar a assombrar” Portugal.
As declarações de Gouveia e Melo surgiram em resposta a questões sobre os dados da dívida pública divulgados pelo Banco de Portugal (BdP). Segundo o banco central, a dívida na ótica de Maastricht aumentou pelo 10.º mês consecutivo, subindo 5.959 milhões de euros em setembro para um total de 294.319 milhões de euros.
Este é o valor nominal mais elevado registado desde 1995.
O BdP atribuiu este aumento principalmente à subida dos títulos de dívida de longo prazo (cerca de 5.700 milhões de euros) e dos certificados de aforro (500 milhões de euros). O candidato presidencial destacou a fragilidade da economia nacional, muito dependente do turismo, e o contexto internacional adverso como fatores de risco.
Durante as suas visitas à fábrica de calçado Carité e à têxtil Calvelex, Gouveia e Melo elogiou o “dinamismo e a capacidade de resiliência” destes setores, considerando-os um exemplo de inovação, coragem e internacionalização face aos “embates da globalização”. Questionado sobre a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Gouveia e Melo não abordou casos concretos, mas expressou a sua preocupação com um “Portugal impreparado, um Portugal de improviso e desorganizado”.
Afirmou que uma das motivações da sua candidatura é contribuir para que o país não continue nesse caminho, que impede o aproveitamento do máximo potencial das oportunidades, ressalvando que a culpa não é dos portugueses.
Artigos
5Economia
Ver mais
Este ano, Portugal esteve em destaque nos Prémios de Excelência da Condé Nast Johansens. A lista contava com 18 nomeados nacionais. Os resultados foram anunciados esta segunda-feira, 3 de novembro, numa gala que aconteceu em Londres, Inglaterra. O resultado: sete hotéis portugueses foram galardoados desde o “Melhor Novo Hotel” ao “Melhor Hotel Pet Friendly”. O […] O conteúdo Há 7 hotéis portugueses premiados pela Condé Nast — as categorias vão surpreendê-lo aparece primeiro em NiT.

Opinião de Fábio Gomes, Marketing Manager & Digital Transformation Strategist, da FI Group

Para o Conselho Económico e Social, “é fundamental que a política de pensões garanta a previsibilidade e o aumento sustentável do poder de compra dos pensionistas.

Foi deliberado nomear dois novos membros - Joseph Courtney Brandt e Aleida Anneliese van Zutphen - para composição do Conselho de Administração, para o remanescente do mandato de 2025-2027.





