
Gouveia e Melo: O Candidato 'Fora do Sistema' Sob Fogo Cruzado por Inconstância Política



O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo posicionou-se como o único candidato 'fora do sistema' nas eleições de janeiro de 2026, dirigindo fortes críticas ao seu opositor André Ventura. Durante uma visita a Coimbra, o almirante acusou o líder do Chega de, ao contrário do que apregoa, pertencer ao sistema, tal como os restantes candidatos.
Gouveia e Melo afirmou que Ventura tem 'tendências ditatoriais', comparando as suas táticas de repetir 'uma mentira à exaustão' às dos 'nazis' e acusando-o de ser um 'saudosista dos tempos de Salazar'.
Para o ex-almirante, enquanto os outros candidatos se envolvem em 'lutas tribais e partidárias', ele representa a única verdadeira alternativa externa ao sistema político estabelecido.
Contudo, Gouveia e Melo enfrenta acusações semelhantes de outros quadrantes políticos.
Tanto André Ventura como Pedro Duarte, o recém-eleito presidente da Câmara Municipal do Porto pelo PSD, criticam o almirante pela sua inconstância e posicionamento político.
Ventura acusa-o de andar 'aos ziguezagues' e de se estar a aproximar do Partido Socialista (PS) e do Bloco de Esquerda (BE).
Esta perceção é partilhada por Pedro Duarte, que considera a candidatura de Gouveia e Melo oportunista. Numa análise na CNN Portugal, Pedro Duarte classificou os candidatos presidenciais, colocando Henrique Gouveia e Melo e André Ventura na categoria dos 'imprevisíveis', em contraste com os 'previsíveis' Marques Mendes e António José Seguro, que, na sua opinião, oferecem 'segurança'.
Segundo o autarca social-democrata, o pensamento político de Gouveia e Melo é desconhecido.
Duarte defende que o almirante surgiu para 'ocupar um espaço natural do Chega, mais populista', mas que, entretanto, se tornou 'uma personalidade de centro-esquerda'. Concluiu afirmando que 'alguém que se move em função do vento' não dá as garantias desejáveis para o cargo de Presidente da República, sublinhando que Gouveia e Melo ainda tem 'muito de provar' para ser um candidato vencedor.
Artigos
5




Política
Ver mais
(Vídeo) A deputada vizelense eleita pelo Partido Socialista, Irene Costa, abordou, na terceira ronda da discussão do Orçamento de Estado para 2026 na Assembleia da República a questão da devolução do IVA no âmbito do PRR à Associação para Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela-AIREV e ao Centro Social de Santa Eulália. A deputada pormenorizou que a AIREV está a construir uma nova sede com um valor de um milhão e duzentos mil euros vendo se obrigada a recorrer à Banca para cumprir os seus compromissos como salários, manter serviços, etc. e que no mesmo âmbito do PRR o Centro Social de Santa Eulália adquiriu duas carrinhas esperando estas instituições à muito tempo a devolução do IVA se bem que em relação às viaturas 'subsiste ainda outra dúvida' que a deputada quis ver esclarecida. Quanto às carrinhas o Ministro prometeu à deputada vizelense uma resposta para mais tarde, na próxima semana. Sobre o reembolso do IVA à AIREV - Associação para Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela deixou uma resposta genérica que indicia que o tempo de espera não será tão curto quanto se deseja considerando que os processos das empresas são mais céleres do que o de qualquer Instituição Particular de Solidariedade Social-IPSS.

A aspereza esconde-lhe a gargalhada nos calos varonis, e brilham os olhos quando se fala nos sonhos de uma vida. Este alentejano conta os 76 anos de idade pelos dedos que batem compassos ternários na mesa da sua casa, onde há discos e livros eternos, e a sensação clandestina de quem esconde segredos de que não […] O conteúdo Zé Det e o fulgor de quem desafiou a ordem estabelecida aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

O Cine-Teatro Mouranense acolheu, na passada quinta-feira, a cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos do Município de Mourão, na sequência das eleições realizadas a 12 de outubro. João Fortes, candidato da coligação PPD/PSD.CDS-PP, foi reeleito presidente da Câmara Municipal, iniciando o seu segundo mandato consecutivo. A coligação venceu com 54,03% dos votos, mantendo assim a […] O conteúdo Mourão: “Conseguiram fazer algumas coisas. No próximo, estaremos cá enquanto oposição para fazer força para que mais aconteça” — José Franco (PS) aparece primeiro em Alentrium.

 A Bola
A Bola Correio da Manhã
Correio da Manhã ECO
ECO Euronews Português
Euronews Português Expresso
Expresso Jornal de Negócios
Jornal de Negócios Maisfutebol
Maisfutebol Now
Now O Jornal Económico
O Jornal Económico Público
Público Record
Record Renascença
Renascença RTP Notícias
RTP Notícias Sábado
Sábado SIC
SIC SIC Notícias
SIC Notícias TVI Notícias
TVI Notícias Visão
Visão zerozero.pt
zerozero.pt














