menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Apoio de Cavaco a Mendes Acentua Duelo na Corrida Presidencial

O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, declarou o seu apoio a Luís Marques Mendes para as eleições presidenciais, tecendo duras críticas à candidatura de Henrique Gouveia e Melo e desencadeando uma série de reações que intensificam o debate político.
News ImageNews ImageNews Image

O antigo chefe de Estado e de governo, Aníbal Cavaco Silva, manifestou publicamente o seu apoio à candidatura presidencial de Luís Marques Mendes, através de um artigo de opinião no jornal 'online' Observador. Cavaco Silva justificou a sua escolha com base na "experiência política", "bom senso e qualificações pessoais" de Mendes, considerando-o o mais preparado para desempenhar as funções presidenciais num "quadro internacional incerto e complexo". Em simultâneo, o ex-Presidente criticou fortemente o candidato Henrique Gouveia e Melo, afirmando que o almirante "não possui as competências e qualificações" necessárias para o cargo e que a sua eleição representaria um "risco de instabilidade" para o país. A reação de Henrique Gouveia e Melo não tardou, respondendo com ironia às declarações de Cavaco Silva. Em declarações aos jornalistas na Fundação de Serralves, no Porto, Gouveia e Melo agradeceu o que considerou ser um "grande elogio": o facto de o antigo Presidente o ver como "o maior perigo para o seu protegido". O candidato presidencial distanciou-se do que apelidou de "processo dinástico" e "castas ou oligarquias políticas", apresentando-se como um "ator diferente" que não provém do sistema partidário tradicional. Sublinhou ainda que o mundo atual é muito diferente daquele que Cavaco Silva governou.

Em defesa de Gouveia e Melo, o seu mandatário presidencial, Rui Rio, questionou o valor da "experiência política" elogiada por Cavaco Silva. O antigo presidente do PSD lembrou que, apesar da sua vasta experiência, Cavaco Silva, enquanto Presidente, assistiu à crise que levou o país à bancarrota e afirmou que o BES era um "banco sólido", uma avaliação incorreta que, segundo Rio, também foi partilhada por Marques Mendes na altura.

Rui Rio defendeu as qualificações de Gouveia e Melo, destacando a sua vasta experiência em relações internacionais e defesa, adquirida ao longo da sua carreira na Armada, como sendo particularmente relevante no atual contexto global.

Artigos

11

Política

Ver mais
News Image
Eduardo Cabrita: “Marques Mendes é um candidato inconveniente. Está aprisionado”

Em declarações no programa ‘Facto Político’, Eduardo Cabrita deixou claro que, apesar de não assumir apoio a António José Seguro nas próximas eleições Presidenciais, o candidato do PS não está fora da sua reflexão. O ex-ministro elogiou Henrique Gouveia e Melo pela sua interpretação da Constituição e excluiu André Ventura e Marques Mendes de qualquer consideração. Ouça aqui o programa em podcast

Source LogoSIC
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones