Governo prevê IVA de 6% na construção para 2026, mas impacto real só a partir de 2027



O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, afirmou no parlamento que o Governo acredita ser possível ter a taxa de IVA reduzida para 6% na construção de habitação implementada até ao final do primeiro trimestre de 2026. A discussão da proposta legislativa, que está a ser preparada em conjunto com o Ministério das Finanças, deverá iniciar-se após a conclusão do processo do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), dependendo a sua aprovação final do parlamento. Apesar da previsão de entrada em vigor da lei em 2026, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, já havia alertado que o "grande efeito" da medida só se fará sentir a partir de 2027.
O ministro explicou que, como a taxa reduzida se aplicará apenas a novos projetos submetidos às câmaras municipais após a lei ser promulgada, existirá um desfasamento temporal entre a apresentação dos projetos, a sua aprovação e o início efetivo das obras.
A medida, anunciada pelo primeiro-ministro Luís Montenegro em 25 de setembro, prevê a descida da taxa de IVA de 23% para 6% na construção de casas para venda até um valor de 648.000 euros e para arrendamento com rendas até 2.300 euros mensais. O primeiro-ministro justificou este teto de renda, que admitiu ser "um pouco elevado", como um valor máximo necessário para incentivar a construção em zonas de maior pressão habitacional, como as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Este regime fiscal especial vigorará até 2029.
Esta iniciativa faz parte do pacote "Construir Portugal – Arrendamento e simplificação", que visa aumentar a oferta de habitação a preços acessíveis, em articulação com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). De momento, a proposta de lei para a redução do IVA ainda não foi submetida ao parlamento e não integra a proposta do OE2026.
Artigos
4Economia
Ver mais
As agências de viagens associadas ao Grupo GEA Portugal já podem aceder ao conteúdo NDC da Turkish Airlines e da Air Europa. A empresa anunciou hoje em comunicado que a TravelGEA integrou o conteúdo NDC da Air Europa e da Turkish Airlines de forma directa. A integração do NDC da Air Europa “prepara as agências […] O conteúdo Agências GEA Portugal já podem aceder ao NDC da Turkish Airlines e da Air Europa aparece primeiro em Presstur.

Segundo números da Fenareg – Federação Nacional de Regantes, Portugal está a perder mais de 500 milhões de euros por ano por não investir em regadio, um valor que se baseia na produção agrícola padrão para cada tipo de cultura. “A cultura de regadio produz 5,5 vezes mais do que a de sequeiro. A área […] O conteúdo Fenareg critica perda anual de 500 milhões por falta de investimento em regadio aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

A greve dos trabalhadores das administrações portuárias, que deveria terminar no sábado, vai prolongar-se até 13 de Dezembro, anunciou o sindicato SNTAP. The post SNTAP prolonga greve nas administrações portuárias first appeared on Transportes & Negócios.

Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Estação Náutica de Moura – Alqueva foi selecionada como finalista da 7.ª edição do Prémio Nacional de Turismo, na categoria Turismo Azul, distinção que reconhece projetos que promovem o desenvolvimento sustentável e inovador do turismo em Portugal. A iniciativa é promovida pelo BPI e pelo jornal Expresso, com o patrocínio do Ministério da Economia, […] O Artigo Estação Náutica de Moura Alqueva é finalista no Prémio Nacional de Turismo 2025 o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.






