menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Governo Lança Comissão Coordenada pela PJ para Combater Fraude de 800 Milhões no SNS

O Governo aprovou a criação de uma Comissão de Combate à Fraude no Serviço Nacional de Saúde, uma medida que visa uma poupança estimada em 800 milhões de euros através da prevenção do uso indevido de dinheiros públicos.
News ImageNews ImageNews Image

O Governo anunciou a criação da Comissão de Combate à Fraude no Serviço Nacional de Saúde (CCFSNS), com o objetivo de poupar cerca de 800 milhões de euros.

Segundo a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a fraude no SNS representa entre 3% a 5% do orçamento anual, valor que pode atingir o montante referido.

A criação deste organismo, que consta do Programa do Governo, é justificada pela necessidade de garantir que os fundos públicos não são utilizados indevidamente, em prejuízo dos cidadãos.

A nova comissão será coordenada pela Polícia Judiciária (PJ) e funcionará como uma unidade dedicada e independente, com um mandato previsto de três anos.

Integrará elementos da Inspeção-Geral de Atividades em Saúde (IGAS), dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e do Infarmed.

A CCFSNS irá colaborar diretamente com a PJ e com a Procuradoria-Geral da República, entre outras entidades, para cumprir a sua missão.

Esta não é a primeira iniciativa do género.

Em 2012, quando a pasta da Saúde era tutelada por Paulo Macedo, foi criada uma unidade semelhante, a Unidade de Exploração de Informação (UEI). Em menos de um ano de atividade, a UEI conseguiu sinalizar e comunicar às autoridades competentes 80 casos suspeitos, que representavam um valor superior a 82,5 milhões de euros. Numa audição parlamentar em abril de 2013, o então ministro revelou que o valor total da fraude comunicada ultrapassava os cem milhões de euros.

Artigos

4

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa