
Governo começa esta semana a ouvir partidos sobre reconhecimento da Palestina em setembro



O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, anunciou que o Governo português vai começar esta semana a ouvir os partidos políticos sobre o reconhecimento do Estado da Palestina.
Esta decisão surge após já ter sido realizada uma consulta com o Presidente da República.
As declarações do ministro foram feitas em Copenhaga, na Dinamarca, durante uma reunião ministerial de países da União Europeia.
As primeiras auscultações serão com o Chega, a Iniciativa Liberal e o Livre.
Segundo Paulo Rangel, estas reuniões inserem-se em encontros preparatórios mais amplos que abrangem não só esta questão, mas também o Orçamento do Estado e outras matérias legislativas.
O processo formal para o reconhecimento teve início a 31 de julho, com a intenção de Portugal oficializar a sua posição durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que decorrerá em setembro, em Nova Iorque.
Adicionalmente, o chefe da diplomacia portuguesa abordou a questão de possíveis sanções contra os "colonos israelitas violentos" na Cisjordânia.
Rangel afirmou que Portugal é favorável à aplicação de sanções, mesmo que não totais, devido à dificuldade em alcançar um consenso. Considera que estas medidas seriam "sinais importantes de pressão sobre o Governo israelita" para cessar a ofensiva em Gaza, permitir a entrada de ajuda humanitária e travar o plano de expansão de novos colonatos na Cisjordânia, que classificou como "extremamente preocupante". O ministro reconheceu que "há muita margem para progredir" nesta matéria, bem como no acordo de associação com Israel.
Artigos
9








Política
Ver mais
Elevador? Vereador deve ser afastado se houver ligação a opções políticas
O candidato presidencial liberal João Cotrim de Figueiredo considerou hoje que o vereador com o pelouro da Carris deve ser afastado caso se conclua que o acidente com o elevador da Glória resultou das opções políticas da Câmara de Lisboa.

Marcha por direitos de "todos os animais" em Lisboa. As imagens
Cerca de uma centena de pessoas iniciaram hoje uma marcha pelas 16h00 horas junto ao Campo Pequeno, em Lisboa, para reivindicar direitos para "todos os animais".

Elevador da Glória. Cotrim admite afastamento de vereador
Candidato presidencial considera que o vereador com o pelouro da Carris deve ser afastado caso se conclua que o acidente com o elevador da Glória resultou das opções políticas da autarquia.

Moedas não aceitou pedido de demissão do presidente da Carris logo na quarta-feira
"Aqui ninguém foge”, respondeu autarca. O conteúdo Moedas não aceitou pedido de demissão do presidente da Carris logo na quarta-feira aparece primeiro em Jornal i.