menulogo
Notícias Agora
user
Close

Governo começa esta semana a ouvir partidos sobre reconhecimento da Palestina em setembro

O Governo português iniciou o processo para o reconhecimento do Estado da Palestina, agendado para setembro, e começa esta semana a auscultar os partidos com assento parlamentar após já ter consultado o Presidente da República.
News ImageNews ImageNews Image

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, anunciou que o Governo português vai começar esta semana a ouvir os partidos políticos sobre o reconhecimento do Estado da Palestina.

Esta decisão surge após já ter sido realizada uma consulta com o Presidente da República.

As declarações do ministro foram feitas em Copenhaga, na Dinamarca, durante uma reunião ministerial de países da União Europeia.

As primeiras auscultações serão com o Chega, a Iniciativa Liberal e o Livre.

Segundo Paulo Rangel, estas reuniões inserem-se em encontros preparatórios mais amplos que abrangem não só esta questão, mas também o Orçamento do Estado e outras matérias legislativas.

O processo formal para o reconhecimento teve início a 31 de julho, com a intenção de Portugal oficializar a sua posição durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que decorrerá em setembro, em Nova Iorque.

Adicionalmente, o chefe da diplomacia portuguesa abordou a questão de possíveis sanções contra os "colonos israelitas violentos" na Cisjordânia.

Rangel afirmou que Portugal é favorável à aplicação de sanções, mesmo que não totais, devido à dificuldade em alcançar um consenso. Considera que estas medidas seriam "sinais importantes de pressão sobre o Governo israelita" para cessar a ofensiva em Gaza, permitir a entrada de ajuda humanitária e travar o plano de expansão de novos colonatos na Cisjordânia, que classificou como "extremamente preocupante". O ministro reconheceu que "há muita margem para progredir" nesta matéria, bem como no acordo de associação com Israel.

Artigos

9

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa