
Governo cria Carteira Única Digital da Empresa para simplificar burocracia



O Ministro-adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, anunciou a criação da Carteira Única Digital da Empresa, uma medida destinada a simplificar e acelerar os processos administrativos para as empresas.
O anúncio foi feito durante a sua primeira audição parlamentar na Comissão de Reforma do Estado e Poder Local, realizada a requerimento dos partidos Chega e PS para obter esclarecimentos sobre o plano de ação do novo ministério. Esta iniciativa insere-se nos pilares da reforma do Estado — simplificação, digitalização, articulação e responsabilização — e será parte integrante do futuro “Balcão Único da Empresa”. Este balcão será maioritariamente virtual, mas contará com apoio presencial através das Lojas do Cidadão.
A carteira digital permitirá que cada empresa reúna num único espaço todos os seus documentos essenciais, facilitando a participação em concursos públicos e o cumprimento de outras obrigações administrativas.
Gonçalo Matias destacou que, embora a iniciativa esteja em discussão a nível europeu, Portugal será pioneiro na sua implementação, garantindo a interoperabilidade no espaço da União Europeia.
O Balcão Único da Empresa terá uma segunda vertente: um portal eletrónico para a gestão de licenciamentos.
Com recurso a inteligência artificial, esta plataforma permitirá às empresas acompanhar de forma centralizada diversos processos, como licenciamentos industriais, ambientais e urbanísticos, incluindo os municipais.
Segundo o ministro, o sistema proporcionará ao Estado uma visão global sobre os tempos de decisão e os estrangulamentos burocráticos, aumentando a transparência e a eficiência. Gonçalo Matias rejeitou as críticas de que o Governo estaria a gerir o Estado como uma empresa, defendendo que a introdução de princípios de eficiência valoriza o papel do Estado. Garantiu ainda que a reforma tecnológica não resultará em despedimentos na Administração Pública, mas sim numa valorização dos trabalhadores, que serão libertados de tarefas burocráticas para se dedicarem a funções de maior valor acrescentado.
O Governo espera apresentar os primeiros resultados desta reforma no prazo de um ano.
Artigos
4



Política
Ver mais
BE/Lisboa aponta desinvestimento e falta de estratégia municipal na Carris
O Bloco de Esquerda acusou hoje na Assembleia Municipal de Lisboa (AML) o executivo de Carlos Moedas de desinvestimento na Carris, ignorando sucessivos alertas para a falta de uma estratégia da câmara na empresa municipal rodoviária do município.

João Ferreira e Rodrigo Azevedo candidatos da CDU, estiveram ao lado dos trabalhadores da Polopiqué.
Os candidatos da CDU à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Santo Tirso, João Ferreira e Rodrigo Azevedo, estiveram hoje ao lado dos trabalhadores da Polopiqué, escutando as suas preocupações e inquietações. A CDU informou os trabalhadores de que, por via da Assembleia da República, exigiu ao Governo medidas para travar os despedimentos e assegurar [...] O conteúdo João Ferreira e Rodrigo Azevedo candidatos da CDU, estiveram ao lado dos trabalhadores da Polopiqué. aparece primeiro em SantoTirsoDigital.

"Faz-me bastante confusão que passado uma semana não exista nenhum grau de responsabilização" relativamente ao acidente no Elevador da Glória, diz Duarte Cordeiro
Ainda assim, assumiu que não associava diretamente esta responsabilização a uma demissão de Carlos Moedas.

Partidos chamam ministro e reitor ao Parlamento sobre polémica no curso de Medicina no Porto
A decisão surge após notícias de que pessoas influentes teriam pressionado para a admissão de 30 candidatos sem classificação mínima. O ministro acusou o reitor de mentir, gerando uma polémica que levou vários partidos a solicitar audições urgentes.