
Revisão da Legislação Laboral



A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, garantiu em Leiria que o Governo não tem linhas vermelhas no processo de negociação das alterações à legislação laboral. A governante apelou para que a oposição adote a mesma postura, sublinhando que “um diálogo construtivo é mesmo sem linhas vermelhas”.
O anteprojeto apresentado no final de julho, e que começou a ser debatido com os parceiros sociais na semana passada, é descrito pela ministra como “uma base de trabalho para discutir as questões”. Trata-se de uma “reforma profunda”, que contempla mais de 100 alterações ao Código do Trabalho e modifica outros oito diplomas.
Apesar da dimensão das mudanças, Rosário Palma Ramalho afirmou encarar o processo “com muita tranquilidade”, destacando o bom diálogo que o Governo tem mantido com os parceiros sociais.
Segundo a ministra, embora tudo esteja em cima da mesa para discussão, o Governo pretende manter a sua “linha condutora”.
Esta linha assenta em vários pontos essenciais: a flexibilização de regimes laborais rígidos para aumentar a competitividade e produtividade do país; a criação de soluções para aumentar os salários baixos; o reforço e a promoção dos direitos dos trabalhadores; e o fortalecimento da contratação coletiva e do papel das associações sindicais.
Outro objetivo central é garantir um maior equilíbrio entre o direito à greve e a prestação de serviços sociais inadiáveis.
Rosário Palma Ramalho frisou que, desde que estes princípios orientadores se mantenham, as normas específicas do anteprojeto estão abertas a aperfeiçoamentos que resultem do diálogo com os diferentes intervenientes.
Artigos
13












Política
Ver mais
Impasse no PDM: PS trava proposta da CDU em Palmela
Palmela continua sem PDM aprovado. PS volta a chumbar proposta da CDU e acusa executivo de não dar resposta ao futuro do concelho. O conteúdo Impasse no PDM: PS trava proposta da CDU em Palmela aparece primeiro em Jornal Concelho de Palmela.

Carneiro traça linha vermelha no OE2026: alterações laborais são para riscar
Em campanha na Covilhã, o secretário-geral do PS não esqueceu a discussão do que será o Orçamento do Estado para 2026. Nada de alterações nas lei laborais, na Saúde e na Segurança Social.

PS trava novamente proposta da CDU para o PDM de Palmela
Palmela continua sem PDM aprovado. PS volta a chumbar proposta da CDU e acusa falta de diálogo e visão estratégica. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: PS trava novamente proposta da CDU para o PDM de Palmela

BE aprova apoio a candidatura de Catarina Martins à Presidência da República
O Bloco de Esquerda (BE) anunciou este domingo o apoio à candidatura de Catarina Martins à Presidência da República, com o objetivo de mobilizar a esquerda nestas eleições.