menulogo
Notícias Agora
user
Close

Governo dos Açores aprova separação do handling da SATA para privatização

O Governo dos Açores aprovou a separação dos serviços de 'handling' da companhia aérea SATA, um passo decisivo para a privatização desta unidade económica, em conformidade com o plano de reestruturação exigido pela Comissão Europeia.
News ImageNews ImageNews Image

O Governo dos Açores, liderado pela coligação PSD/CDS-PP/PPM, aprovou uma resolução que inicia o processo de separação da unidade de serviços de assistência em escala ('handling') do grupo SATA, com vista à sua futura alienação. A decisão foi anunciada pelo vice-presidente do executivo, Artur Lima, após uma reunião do Conselho do Governo em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. Esta medida constitui o primeiro passo para a privatização do serviço de 'handling', uma exigência do plano de reestruturação da SATA aprovado pela Comissão Europeia a 7 de junho de 2022. O procedimento estabelece que a SATA Holding, S.A. ficará responsável por criar uma nova empresa dedicada exclusivamente aos serviços de 'handling'. Após a constituição desta nova entidade, o conselho de administração da SATA avançará com o processo de privatização, cumprindo assim o compromisso assumido com a União Europeia.

Artur Lima manifestou otimismo quanto ao sucesso da operação, salientando que a futura empresa será a única a operar nos nove aeroportos do arquipélago, o que lhe confere um grande potencial.

Na mesma reunião, o executivo açoriano aprovou outras medidas relevantes.

Foi criado um Programa de Incentivos à Captação de Novas Rotas Aéreas para a Aerogare Civil das Lajes, na ilha Terceira, que era o único aeroporto da região sem este tipo de estímulo. O programa prevê a isenção ou redução de taxas de passageiros para atrair novas ligações aéreas, reforçando a conectividade e a competitividade económica da ilha.

Adicionalmente, o Conselho do Governo deu luz verde ao Roteiro para a Neutralidade Carbónica dos Açores, que estabelece o objetivo de a região atingir a neutralidade carbónica até 2050. Foi também aprovada a criação de uma Estrutura de Missão para o Acompanhamento da Execução do Plano de Recuperação e Resiliência, com o intuito de garantir o seu sucesso e os seus impactos positivos na sociedade e economia dos Açores.

Artigos

11

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa