
Projeto de residência em Évora cai por desacordo sobre mudança da posse do imóvel



O projeto para converter a antiga Messe dos Sargentos, em Évora, numa residência universitária com capacidade para 41 estudantes, foi cancelado.
A informação foi confirmada pelo gabinete do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, em resposta a uma pergunta submetida em julho pela deputada do PCP, Paula Santos. O motivo do fracasso foi a impossibilidade de alcançar um acordo entre o Ministério da Defesa Nacional (MDN), proprietário do imóvel, e a Universidade de Évora (UÉ) para a transferência da titularidade do edifício. Este impasse na fase de pré-candidatura impossibilitou a execução do projeto dentro dos prazos estipulados pelo PRR, que financiaria a obra com cerca de 1,5 milhões de euros. A iniciativa, que constava entre as candidaturas aprovadas no âmbito do Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, tinha sido anunciada há cerca de dois anos pela reitora da UÉ, Hermínia Vasconcelos Vilar.
No entanto, desde então não se registaram avanços e o edifício permanece encerrado e sem utilização.
Na sua pergunta ao Governo, a deputada Paula Santos tinha alertado para a carência de alojamento público para estudantes em Évora e para os preços elevados praticados no mercado de arrendamento privado, que são inacessíveis para a maioria dos estudantes. Apesar deste revés, o Governo informou que a Universidade de Évora dispõe de financiamento para intervir em três outras residências, que totalizam 388 camas. Adicionalmente, para o próximo ano letivo, a UÉ poderá disponibilizar mais 90 camas através do programa “Alojamento Estudantil Já”, que recorre a instalações da Fundação INATEL e das Pousadas de Juventude. A tutela destacou ainda o reforço do apoio a estudantes deslocados através do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Ateia fogo e volta ao local após saída dos bombeiros para provocar outros
O homem, com antecedentes criminais pelo mesmo crime, colocou em perigo uma macha florestal significativa, bem como habitações, na localidade de Folgosa, no concelho da Maia. Foi detido pela PJ.

PJ detém suspeito de violar e abusar de duas jovens institucionalizadas
As autoridades detiveram um homem, de 39 anos, suspeito de violar e abusar sexualmente de duas jovens menores de idade, que estavam em fuga de uma instituição de acolhimento do Grande Porto.

Detido homem de 55 anos suspeito de atear três fogos na Maia
O suspeito, residente na área, terá provocado os incêndios com recurso a chama direta, em zona de interface urbano-florestal

PSP recolheu 187 armas de fogo e 2.730 munições em julho e agosto
A Polícia de Segurança Pública (PSP) recolheu durante os meses de julho e agosto 187 armas de fogo e 2.730 munições, que foram entregues de forma voluntária pelos proprietários, anunciou hoje esta polícia.