Portugal Reforça Laços com a Diáspora no Canadá com Foco na Língua e Apoio Consular



O Governo português, através do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio de Sousa, realizou uma visita oficial ao Canadá com o objetivo central de reforçar os laços com a comunidade luso-canadiana. A agenda da viagem, que decorreu entre o final de outubro e incluiu passagens por Toronto, Edmonton, Otava e Montreal, centrou-se em três pilares: o fortalecimento do ensino da língua portuguesa, o apoio ao movimento associativo e a criação de oportunidades económicas e institucionais para a diáspora, que, segundo o censo de 2021, conta com cerca de 448.310 pessoas de ascendência portuguesa no país.
Durante a sua estadia em Toronto, o governante participou em diversas iniciativas para concretizar estes objetivos.
Um dos momentos de maior destaque foi a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Instituto Camões e o Portuguese-Canadian History Project, com o apoio da Universidade de York. Este acordo visa a criação de uma cátedra de português e o fomento da investigação sobre o património histórico e cultural da comunidade portuguesa no Canadá. A visita ficou também marcada pela homenagem a Anabela Taborda, presidente da Associação Comercial do Little Portugal de Toronto, que recebeu a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas, Grau Ouro, pela sua “dedicação exemplar” e trabalho voluntário em prol da comunidade. No âmbito do apoio ao associativismo, Emídio de Sousa anunciou a promoção de ações de formação em novembro para dirigentes associativos, com o intuito de os capacitar com ferramentas técnicas para a elaboração de candidaturas a programas de financiamento. Adicionalmente, o Secretário de Estado confirmou que Portugal está a avaliar a possibilidade de criar um Centro de Atendimento Consular (CAC) em Toronto. Este centro seguiria um modelo de atendimento digital e telefónico que já se encontra em funcionamento em vários países europeus, com o objetivo de reforçar e modernizar a resposta dos serviços consulares. A visita oficial, a primeira de Emídio de Sousa ao Canadá, incluiu ainda na sua programação encontros com autoridades locais, visitas a centros culturais e escolas de língua portuguesa, a apresentação da recém-criada Câmara de Comércio Portugal-Canadá em Edmonton e a inauguração da Placa Camões no Parque de Portugal, em Montreal.
Artigos
6Política
Ver mais
Autárquicas 2025.

O órgão máximo tem na sua ordem de trabalhos “fazer o balanço” do resultado do BE nas autárquicas do passado dia 12

O candidato presidencial André Ventura, também líder do Chega, disse ontem estar confiante que vai vencer as eleições à primeira volta e afirmou ser “a mão firme que o país precisa".

A única paz que Trump pretende alcançar passa pela capitulação da Ucrânia, a humilhação dos seus parceiros europeus da NATO e a repartição dos despojos de guerra com Putin




