
Governo prepara nova reprogramação do PRR



O Governo está a preparar um segundo ajustamento ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de direcionar os fundos não executados para a inovação e competitividade das empresas.
A medida foi anunciada pelo ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, numa audição na Comissão de Economia e Coesão Territorial.
Segundo o ministro, o plano original tinha “demasiado dinheiro para o Estado e pouco dinheiro para as empresas”, pelo que o executivo pretende aumentar a fatia destinada à inovação. Para garantir que Portugal não perde verbas de subvenções por incumprimento de metas ou marcos, será utilizado um “instrumento financeiro para a inovação e competitividade”. Este instrumento receberá todas as dotações de outras medidas do PRR que corram o risco de não ser executadas.
Caso haja atrasos, os marcos e metas serão alterados e o dinheiro correspondente será canalizado para este fundo de inovação.
Esta será a segunda reprogramação do PRR.
A primeira foi aprovada pela Comissão Europeia a 11 de abril deste ano e visou ajustar projetos de execução mais difícil, como as Agendas Mobilizadoras e as Agendas Verdes. Foi nessa altura que se criou o referido instrumento financeiro, com uma dotação de cerca de 315 milhões de euros. Com essa revisão, o número de investimentos subiu de 117 para 119, as reformas mantiveram-se em 44 e o número de marcos e metas a cumprir diminuiu de 463 para 438.
O PRR português ascende a 22.200 milhões de euros, dos quais 16.300 milhões são subvenções e 5.900 milhões são empréstimos.
O ministro Manuel Castro Almeida informou que pretende discutir esta nova reprogramação e ajustamentos ao Portugal 2030 com os deputados até ao início de outubro.
Artigos
5




Economia
Ver mais
O “selo do carro” vai mudar de prazo: faça isto para não se esquecer do pagamento deste imposto e evite coimas
“Selo do carro” vai mudar em 2026: saiba qual será a nova data de pagamento do IUC e como fazer isto pode ajudá-lo a evitar coimas

Trabalhadores da Visão apresentam proposta para venda separada da revista
Um grupo de jornalistas da Visão, incluindo o diretor, enviou uma proposta de autorização para a assembleia de credores iniciar o processo de venda da revista em separado, segundo o pedido a que Lusa teve hoje acesso.

Municípios, associações e ERT Alentejo e Ribatejo contratualizam mais de 7M€ com Turismo de Portugal
Os contratos são assinados segunda-feira, em Coimbra com a presença do ministro da Economia e da Coesão Territorial, do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. De acordo com a Entidade Regional de Turismo,...

Abastecer e não pagar? Nestas bombas de combustível é possível (mas só se fizer isto)
Entre 15 de setembro e 15 de outubro, algumas bombas de combustível vão dar abastecimentos grátis a quem acertar num desafio