
Orçamento do Estado para 2026



O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, anunciou que o Governo está a elaborar um "bom" Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), reiterando a previsão de um excedente de 0,1% para o próximo ano. As declarações foram feitas em Copenhaga, à margem de uma reunião informal de ministros das Finanças da União Europeia.
O executivo projeta um crescimento económico "em torno de 2%", cujos números atualizados serão apresentados com a proposta orçamental.
O documento será entregue no parlamento a 10 de outubro, seguindo depois para Bruxelas, com a votação final global na Assembleia da República prevista para novembro.
O ministro das Finanças descreveu o próximo ano como "muito mais exigente" do ponto de vista orçamental, devido à necessidade de executar três mil milhões de euros em empréstimos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), valor que corresponde a cerca de 1% do PIB.
Apesar deste desafio, Sarmento garantiu uma "política orçamental prudente" que permitirá, simultaneamente, reduzir impostos, melhorar os serviços públicos e as prestações sociais, e aumentar o investimento, mantendo as contas públicas equilibradas.
Joaquim Miranda Sarmento destacou que as recentes subidas de 'rating' pelas agências S&P e Fitch confirmam que o país segue um "caminho correto de segurança e de valorização da economia portuguesa" face a choques externos.
No plano político, o ministro apelou à "responsabilidade dos partidos da oposição" para a discussão e aprovação do documento.
A reunião em Copenhaga abordou temas como os impactos de choques geopolíticos, o aumento da competitividade do bloco comunitário e um relatório do grupo Bruegel que alerta para o risco de uma "nova crise financeira".
Artigos
11










Política
Ver mais
Marcelo discursa hoje na ONU. Recorde os discursos anteriores
Marcelo Rebelo de Sousa vai discursar hoje pela sexta e última vez como Presidente da República na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde se estreou no seu primeiro ano de mandato, 2016.

Marcelo discursa hoje pela sexta e última vez na Assembleia Geral da ONU
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer hoje a sua sexta e última intervenção em representação de Portugal na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no primeiro dia de debate entre líderes mundiais.

Do Porto a Lisboa, debates e sondagens: quem ganhará as autárquicas?
Os debates arrancaram, as sondagens prometem lutas disputadas. Neste episódio, analisamos o arranque da última eleição do ano — que se multiplica por 308 concelhos

Hoje é notícia: IRS? Acerto tira rendimento; Enfermeiros seguem grávidas
Das previsões do Conselho de Finanças Públicas ao desporto, fique a par dos temas em destaque nos jornais que pode encontrar nas bancas esta terça-feira, dia 23 de setembro.