menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Reforma do Estado: Governo quer alterar visto prévio do Tribunal de Contas

O Governo planeia uma profunda reforma do Estado, com a principal alteração a incidir sobre o visto prévio do Tribunal de Contas. A proposta visa transferir a fiscalização para uma fase posterior às decisões políticas, com o objetivo de acelerar a contratação pública e outras decisões.
News ImageNews ImageNews Image

O ministro-adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, anunciou a intenção do Governo de levar a cabo “uma profunda reforma como nunca foi feita”, que não será concretizada em menos de quatro anos. A primeira medida destacada é a alteração à legislação que impõe o visto prévio do Tribunal de Contas (TdC) em processos como concursos públicos e licenciamentos. Segundo o ministro, o visto prévio do TdC é responsável por uma parte significativa da demora nas decisões públicas e na contratação.

A proposta governamental consiste em reduzir a fiscalização prévia e aumentar a fiscalização ‘a posteriori’, argumentando que esta última é a função mais apropriada para um tribunal e que tal mudança evitaria o condicionamento das decisões políticas. Esta alteração insere-se num programa mais vasto de simplificação e digitalização da economia e do Estado, que procura facilitar a vida dos cidadãos e das empresas.

Gonçalo Matias assegurou que não existe qualquer plano de despedimentos na administração pública e apelou a um apoio generalizado para estas reformas.

Para além da questão do Tribunal de Contas, o ministro comentou outras áreas de intervenção. Referiu-se às alterações ao Regime Jurídico de Urbanização e Edificação (RJUE), justificando-as com a necessidade de eliminar a incerteza que os cidadãos enfrentavam durante anos sobre a legalidade das suas obras e sublinhando que as câmaras municipais devem agora agilizar os seus processos de fiscalização. Gonçalo Matias prometeu ainda avançar com a “limpeza” dos mais de 400 órgãos consultivos identificados pelo Conselho Económico e Social (CES), um processo que descreveu como um “longo trabalho de ourivesaria jurídica”.

O ministro recusou-se a comentar as recentes advertências do Presidente da República sobre o perigo de “terraplanar entidades”, como a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Foi ainda mencionado um futuro reforço da cibersegurança, embora sem detalhes sobre o investimento previsto.

Artigos

6

Política

Ver mais
News Image
António Faria quer uma Assembleia Municipal mais próxima do cidadão (COM VÍDEO)

O ex-deputado felgueirense António Pedro Faria disse esta semana ao SF Jornal que caso seja eleito à Assembleia Municipal de Felgueiras, procurará alterar o regimento de forma a que este órgão fiscalizador vá ao encontro dos cidadãos, descentralizando as reuniões e promovendo uma cultura de participação ativa.Esta é uma das bandeiras do candidato da coligação […] O conteúdo António Faria quer uma Assembleia Municipal mais próxima do cidadão (COM VÍDEO) aparece primeiro em Semanário de Felgueiras.

Source LogoSemanário de Felgueiras
categoryVer categoria completa