
Livre pede audição parlamentar sobre futuro do ICNF



O partido Livre apresentou um requerimento para ouvir com urgência, na comissão parlamentar de Ambiente e Energia, a ministra Maria Graça Carvalho, devido a uma notícia do jornal Expresso.
Segundo a publicação, que cita fontes não identificadas, o Governo pretende extinguir o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e dividir as suas competências entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). O Livre quer ouvir também os presidentes do ICNF, Nuno Banza, e da APA, José Pimenta Machado. A alegada intenção do executivo suscitou preocupação entre especialistas do setor e associações ambientalistas, que alertaram para os “riscos de fragmentação da proteção ambiental, perda de autonomia técnica e politização das decisões sobre a conservação da natureza”.
A associação Zero considerou que uma “mega agência resultante dessa fusão seria um inferno em termos de gestão”. O Livre argumenta que, a concretizar-se, o desmantelamento do ICNF põe em causa a continuidade das políticas públicas e revela uma estratégia para enfraquecer os serviços públicos de proteção ambiental, sob o pretexto de uma reforma do Estado.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho, não confirmou nem desmentiu a notícia, afirmando apenas que o ministério se encontra “mais focado na área da energia”.
Para os deputados do Livre, esta resposta agrava a “opacidade e incerteza” sobre a reforma. Perante a ausência de um esclarecimento público por parte do Governo, o partido exige uma resposta urgente no parlamento para garantir “transparência e escrutínio democrático”.
O objetivo é debater as motivações e os impactos de uma reestruturação que, segundo o partido, poderá comprometer os compromissos nacionais e europeus em matéria de biodiversidade e ação climática.
Artigos
15














Política
Ver mais

O PAN/Açores pediu hoje esclarecimentos ao Governo Regional sobre a situação dos “animais selvagens apreendidos e recolhidos” na região, alertando para casos, sobretudo de primatas, “ao cuidado dos tutores prevaricadores” e “em condições contrárias” ao bem-estar animal. A representação parlamentar do PAN/Açores adiantou, em comunicado, que dirigiu um requerimento ao executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) a solicitar […] O conteúdo PAN/Açores questiona Governo sobre animais selvagens em cativeiro aparece primeiro em jornalacores9.pt.

12 anos depois, PSD reconquista Nazaré com vitória expressiva: Serafim António é o novo presidente da Câmara. Chega entra no executivo pela primeira vez e CDU perde representação. PSD conquista também a Assembleia Municipal e a Junta da Nazaré. Festa social-democrata prolongou-se noite dentro. A noite eleitoral de 12 de outubro de 2025 ficará para […]

A dívida do Governo Regional à Porto dos Açores “mais do que quadruplicou” entre 2022 e 2024 para 61,1 milhões de euros, levando a que a empresa pública apresente uma dívida financeira “insustentável”, segundo o Tribunal de Contas (TdC). Numa auditoria à Portos dos Açores entre 2022-2024, publicada hoje, o TdC alerta que, em 2023, a […] O conteúdo Governo Regional com dívida de 61ME à empresa Portos dos Açores no final de 2024 aparece primeiro em jornalacores9.pt.