menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Equilíbrio em Foco: Governo Reforça Proteção do Lobo Ibérico e Apoio a Produtores

O Governo português aprovou a revisão do regime de proteção do lobo ibérico, procurando um novo equilíbrio entre a conservação da espécie e o apoio aos produtores pecuários afetados por ataques.
News ImageNews ImageNews Image

O Conselho de Ministros aprovou a alteração do regime de proteção do lobo ibérico, focando-se na atualização das regras para o pagamento de indemnizações a produtores pecuários por danos causados por esta espécie.

A decisão, anunciada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, surge em resposta ao aumento de ataques em certas zonas do país, como Trás-os-Montes.

O governante sublinhou que a proteção do lobo ibérico, um "animal raro", é uma decisão coletiva, mas que é igualmente crucial "cuidar daqueles que sofrem com a existência dessa proteção", compensando os prejuízos graves que enfrentam.

Leitão Amaro defendeu uma abordagem de "equilíbrio", que não penda para o "ecofundamentalismo" nem para o "econegacionismo", visando proteger simultaneamente o ambiente, as espécies e as condições de vida das populações.

Esta filosofia está alinhada com os objetivos do "Programa Alcateia 2025-2035", uma iniciativa apresentada em julho pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O programa visa reverter o declínio da população de lobos em Portugal, aplicando-se principalmente no norte do país, mas estendendo-se até ao distrito de Portalegre.

O "Programa Alcateia" assenta em quatro objetivos estratégicos: garantir melhores condições ecológicas para a espécie, melhorar a coexistência com as atividades humanas, reforçar a monitorização e sensibilizar para a sua conservação.

As medidas concretas incluem a recuperação de habitats, a promoção de presas selvagens como o corço, a criação de corredores ecológicos em cooperação com Espanha e a agilização do sistema de compensação de prejuízos. Adicionalmente, o Governo pretende reforçar a fiscalização para prevenir atividades ilegais, como o uso de armadilhas e veneno, e promover a valorização cultural e económica do lobo para que a sua presença beneficie as comunidades locais.

Artigos

15

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa