menulogo
Notícias Agora
user
Close

Vogal demitido da Metro Mondego diz que decisão ocorreu na pior altura

O Governo, na qualidade de acionista maioritário, substituiu dois vogais executivos da Metro Mondego antes do final do mandato, uma decisão que suscitou críticas por parte de autarquias e do Partido Socialista de Coimbra.
News ImageNews ImageNews Image

Dois vogais executivos da administração da Metro Mondego, Eduardo Barata e Teresa Jorge, foram demitidos por proposta do Estado durante uma Assembleia Geral da empresa.

A substituição ocorre antes do término do mandato, previsto para dezembro, mantendo-se em funções o presidente do conselho de administração, João Marrana.

Os novos administradores nomeados são Ricardo Cândido e Cristina Agreira, ambos membros do executivo da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, liderada pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS/NC/PPM/A/R/V). A decisão foi contestada pelos municípios da Lousã e de Miranda do Corvo, ambos liderados pelo Partido Socialista (PS), que votaram contra. Os autarcas consideram que a mudança, nesta fase crucial para o arranque do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), poderá criar instabilidade na gestão, colocar em causa a eficiência e implicar o pagamento de indemnizações. Miguel Baptista, presidente da Câmara de Miranda do Corvo, lamentou a ausência de justificações por parte do Estado para a demissão e sublinhou que a proposta não foi articulada com os municípios que serão servidos pelo sistema. Em contraste, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra, afirmou que a substituição é da responsabilidade da tutela e que respeita a decisão, não acreditando que crie dificuldades. Por sua vez, a concelhia do PS de Coimbra classificou a exoneração como "irresponsável", acusando o Governo de tentar "encaixar pessoas da confiança da coligação Juntos Somos Coimbra a um mês das eleições autárquicas". Contactado, o Ministério das Infraestruturas e Habitação confirmou a substituição dos dois vogais a partir de 4 de setembro, mas não apresentou qualquer justificação para a antecipação da mudança.

A Metro Mondego é a entidade gestora do SMM, que ligará os concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã.

Artigos

15

Economia

Ver mais
News Image

Grupo ZØR instala painéis fotovoltaicos e reforça compromisso com a transição energética

O Grupo ZØR, sediado na Maia e especializado em soluções para a cadeia térmica, anunciou a instalação de painéis fotovoltaicos no seu armazém e fábrica, no âmbito do projeto europeu de transição energética EENergy. A iniciativa permitirá produzir cerca de 20% da energia consumida pela unidade, reduzindo a dependência da rede elétrica e reforçando o […] O conteúdo Grupo ZØR instala painéis fotovoltaicos e reforça compromisso com a transição energética aparece primeiro em Supply Chain Magazine.

Source LogoSupply Chain Magazine
categoryVer categoria completa