menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Proposta do Orçamento Geral do Estado de Timor-Leste para 2026

O Governo de Timor-Leste aprovou e entregou ao parlamento a proposta do Orçamento Geral do Estado para 2026, no valor de 1,95 mil milhões de euros, que representa uma redução face ao ano anterior.
News ImageNews ImageNews Image

O Governo de Timor-Leste aprovou, em Conselho de Ministros, a proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2026, no valor total de 2,29 mil milhões de dólares (1,95 mil milhões de euros). Este valor representa uma redução de cerca de 300 milhões de dólares (255,3 milhões de euros) em comparação com o orçamento aprovado para 2025.

A proposta foi entregue pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, à presidente do parlamento para dar início ao processo legislativo.

Segundo o Governo, o orçamento dá continuidade ao Plano Estratégico de Desenvolvimento, canalizando recursos para reforçar o capital social, investir em infraestruturas, diversificar a economia e fortalecer a boa governação.

O processo parlamentar prevê que a proposta seja analisada pelas comissões especializadas, que a poderão devolver ao Governo para revisão antes da discussão na generalidade, especialidade e votação final global. Xanana Gusmão sublinhou que a decisão de alterar ou aprovar a proposta cabe integralmente ao parlamento.

Do montante total, 2,21 mil milhões de dólares destinam-se à Administração Central e 60 milhões de dólares à Região Administrativa Especial de Oecussi Ambeno. A Segurança Social conta com um orçamento de 170 milhões de dólares. No que toca à distribuição setorial, as infraestruturas recebem uma dotação de 436 milhões de dólares para capital de desenvolvimento e outros 223,4 milhões para o setor da energia. Os setores da saúde e da educação sofreram reduções, com verbas de 74,2 milhões e 35,8 milhões de dólares, respetivamente. Para o setor económico, estão previstos 32,1 milhões de dólares para apoiar empresas e cooperativas, 104,7 milhões para o setor petrolífero e 5,2 milhões para o turismo. Outras áreas contempladas incluem a justiça (16,2 milhões de dólares), a diplomacia e a adesão à ASEAN (12,7 milhões) e a reforma da função pública (6,2 milhões).

Artigos

5

Política

Ver mais
News Image
“O trabalho feito pela CDU na Câmara Municipal de Évora facilita muito o papel de quem vier a seguir…” João Oliveira.

Durante a inauguração do novo Estádio do Juventude Sport Clube, realizada no sábado, 4 de outubro, em Évora, o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal, João Oliveira, destacou a importância do investimento municipal na concretização do projeto. A nova infraestrutura tem capacidade para cerca de 3 mil espectadores e está equipada para acolher […] O conteúdo “O trabalho feito pela CDU na Câmara Municipal de Évora facilita muito o papel de quem vier a seguir…” João Oliveira. aparece primeiro em Alentrium.

Source LogoAlentrium
News Image
Vila Verde. Liberais acusam Júlia Fernandes (PSD) de vender ilusões

A Iniciativa Liberal de Vila Verde apresentou oficialmente a sua lista de candidatos às próximas eleições autárquicas e aproveitou o momento para lançar duras críticas ao atual executivo liderado por Júlia Fernandes (PSD). No centro da contestação esteve a polémica em torno da Variante Norte-Sul. A presidente da Câmara anunciou recentemente que a obra terá […] O conteúdo Vila Verde. Liberais acusam Júlia Fernandes (PSD) de vender ilusões aparece primeiro em Semanário VOX.

Source LogoSemanário Vox
News Image
Candidato do PSD quer reforçar videovigilância em Ponta Delgada

O candidato do PSD à Câmara de Ponta Delgada, e atual presidente daquele município açoriano, disse hoje que se for reeleito vai reforçar as câmaras de vigilância no concelho, no âmbito da cooperação com a PSP. Pedro Nascimento Cabral, que esteve reunido com responsáveis da Polícia de Segurança Pública, considerou a cooperação com a PSP […] O conteúdo Candidato do PSD quer reforçar videovigilância em Ponta Delgada aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Source LogoAçores 9
News Image
Autárquicas: Pedro Ribeiro quer fazer de Santarém o “farol da região” com foco em habitação, educação e mobilidade

Jornal Mais Ribatejo Numa noite em que reuniu mais de mil apoiantes no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Santarém, Pedro Ribeiro, apresentou-se com ambição e criticou a falta de visão do atual executivo. O objetivo está traçado: fazer de Santarém o “farol da região”, com políticas […] O conteúdo Autárquicas: Pedro Ribeiro quer fazer de Santarém o “farol da região” com foco em habitação, educação e mobilidade aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Source LogoMais Ribatejo
categoryVer categoria completa