
Transferência de Médicos Obstetras na Margem Sul



O Ministério da Saúde, tutelado por Ana Paula Martins, pretende emitir um despacho para mobilizar a equipa de obstetrícia do Hospital do Barreiro para o Hospital Garcia de Orta, em Almada. Esta medida surge no âmbito do plano de concentração das urgências de obstetrícia da Margem Sul do Tejo. Segundo a ministra, a operação exigirá sete equipas completas para o Hospital Garcia de Orta, complementadas por três equipas em regime de prestação de serviços.
Fontes do gabinete ministerial indicaram que o despacho está a ser finalizado por juristas e não requer negociação sindical.
Para incentivar a adesão, o Governo prevê a atribuição de compensações e suplementos associados à mobilidade.
Os sindicatos médicos opõem-se firmemente à transferência forçada, argumentando que esta viola os acordos coletivos de trabalho. A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) afirmam que, à exceção dos médicos em regime de dedicação plena (que podem ser mobilizados num raio de 30 km), qualquer alteração ao local de trabalho deve ser voluntária. Joana Bordalo e Sá, da FNAM, sublinha que os acordos protegem os médicos de deslocações involuntárias.
Nuno Rodrigues, do SIM, apoia a ideia de uma urgência metropolitana, mas sob quatro condições: adesão voluntária, equipas completas, e incentivos remuneratórios e não remuneratórios, como mais tempo de descanso.
A transferência de equipas já foi tentada no passado com resultados mistos. No verão de 2023, uma mobilização forçada do Hospital de Santa Maria para o São Francisco Xavier, devido a obras, resultou na rescisão de contrato de sete obstetras e durou apenas um mês. O ex-ministro da Saúde, Manuel Pizarro, destaca que essa situação foi temporária e por um motivo de "força maior". Em contraste, uma partilha de escalas entre os hospitais das Caldas da Rainha e Leiria, em maio de 2023, foi bem-sucedida por ter sido realizada de forma voluntária.
Artigos
61




























































Atualidade
Ver mais
Fogo em Aljezur avança e obriga a cortar trânsito nas estradas 268 e 120
O incêndio que deflagrou ao início da tarde na Bordeira, em Aljezur, está a progredir em direção a Sul, originando o corte do trânsito em troços das estradas nacionais 268 e 120, disse fonte da Proteção Civil.

Homem esfaqueado na via pública na Amora fica com pulmão perfurado
Homem sofreu uma perfuração no pulmão mas está estável Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Homem esfaqueado na via pública na Amora fica com pulmão perfurado

País: Quase 400 bombeiros combatem violento incêndio florestal
Em Aljezur.

Dois homens identificados por posse de aves sem autorização
A GNR identificou dois homens, de 56 e 67 anos, por posse de espécies autóctones sem autorização no concelho de Albergaria-a-Velha. No âmbito de uma ação de patrulhamento, elementos Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) detetaram “diversas aves de espécies autóctones, retidas em gaiolas, nos anexos da residência de um dos suspeitos, […] O conteúdo Dois homens identificados por posse de aves sem autorização aparece primeiro em Notícias de Aveiro.