
Governo vai investir 80 milhões na construção de variante à EN 222



O Governo, através da Infraestruturas de Portugal, lançou o concurso público para a construção de um novo troço da variante à Estrada Nacional 222. O projeto, há muito aguardado pelas populações locais, representa um investimento estimado entre 78,5 e 80 milhões de euros e é considerado um dos investimentos rodoviários estratégicos para o país, enquadrado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 69/2025. A nova via, com uma extensão que varia entre 8,8 e 10 quilómetros, ligará o nó de Canedo da Autoestrada A32/IC2 à zona industrial de Serrinha, em Castelo de Paiva. A empreitada atravessará os concelhos de Santa Maria da Feira e Castelo de Paiva (distrito de Aveiro) e Gondomar (distrito do Porto), abrangendo as freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, Raiva, Pedorido e Paraíso, e Lomba. O principal objetivo é reforçar a coesão territorial, reduzir o isolamento da região e dinamizar o desenvolvimento económico, melhorando significativamente o acesso à Área de Localização Empresarial de Lavagueiras.
Tecnicamente, o projeto contempla uma via com uma faixa em cada sentido, complementada por vias de lentos em algumas secções.
Estão previstas diversas obras de arte, incluindo a construção de três viadutos (Vale da Cova, Labrecos e Serrinha), duas pontes sobre o Rio Inha e o Ribeiro do Portal, dois entroncamentos, seis rotundas e duas passagens superiores.
Segundo o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, a intervenção é fundamental para o equilíbrio de oportunidades entre cidadãos. O prazo para a apresentação de propostas termina a 23 de outubro de 2025. A adjudicação está prevista para o primeiro semestre de 2026 e, após a assinatura do contrato, o prazo de execução da obra é de 900 dias, apontando para a sua conclusão em 2029. A avaliação das candidaturas assentará em dois critérios: o preço, com um peso de 80%, e a qualidade técnica da proposta, valendo os restantes 20%.
O projeto inclui ainda a adoção de práticas de construção sustentável.
Artigos
7






Economia
Ver mais
Hotelaria reformula estratégias para atrair viajantes de ‘Bleisure’
Ao combinar negócios e lazer, esta forma de viajar está a remodelar as expectativas dos hóspedes, incentivando os hotéis a inovar para se manterem competitivos, de acordo com a GlobalData, que refere que este tipo de viagens já é muito mais do que um fenómeno de nicho. A tendência crescente das viagens que integram atividades...

Miguel Ferreira explica porque é que o preço do transporte aéreo entre Portugal e o Brasil não desce
O balanço do que, até agora, correu do ano foi o ponto de partida para a conversa do Turisver com Miguel Ferreira, CEO dos operadores turísticos Exoticoonline e Destinos. Os objetivos para 2025, os constrangimentos que se colocam à operação turística e as ligações aéreas entre Portugal e o Brasil, destino que é o ADN...

As novidades no setor automóvel em Munique: do Mercedes GLC 100% elétrico à nova marca turca Togg
O salão automóvel de Munique recebeu esta semana dezenas de novidades que vão chegar nos próximos tempos. O destaque vai para os elétricos que têm cada vez mais autonomia e que começam a descer de preço, como nos conta a Reportagem da SIC na Alemanha.

Precios históricos en vacuno de carne
Los precios del vacuno de carne han continuado en la senda alcista en las principales lonjas nacionales. Los precios siguieron firmes tanto en España como en el resto de Europa (Italia, Francia, Polonia o Portugal). La demanda interna europea es la que ahora está tirando con fuerza, unido a que hay “un agujero de producción […]