Convergência Institucional: Governos da República e Regiões Autónomas preparam nova Lei das Finanças Regionais para 2026



O Conselho de Ministros anunciou a constituição de um grupo de trabalho que une os Governos da República, da Madeira e dos Açores com o objetivo de apresentar uma nova lei das finanças regionais à Assembleia da República em 2026.
A iniciativa foi divulgada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, que sublinhou a importância de um novo quadro legal que proporcione “maior previsibilidade, maior segurança, maior estabilidade, [e] maior capacidade política” às Regiões Autónomas nos próximos anos.
A comunicação foi feita após uma reunião do Conselho de Ministros que contou, pela primeira vez, com a participação dos presidentes dos Governos Regionais, José Manuel Bolieiro, dos Açores, e Miguel Albuquerque, da Madeira.
O primeiro-ministro classificou este encontro como “um importante marco na relação institucional e na articulação e parceria” entre as diferentes esferas de governo.
No final da declaração, nenhum dos três governantes respondeu a perguntas dos jornalistas.
Além da criação do grupo de trabalho, Luís Montenegro revelou que a primeira cimeira entre os três governos, todos liderados pelo PSD, terá lugar nos Açores no início de 2026.
Este encontro estava inicialmente previsto para o final de 2024, mas foi adiado devido a crises políticas na Madeira e, posteriormente, no Continente. O primeiro-ministro expressou a intenção de promover estes fóruns de articulação e cimeiras de forma regular, considerando-os uma oportunidade para tomar decisões conjuntas que sirvam tanto os interesses das Regiões Autónomas como os de Portugal no seu todo.
Artigos
5Economia
Ver mais
No dia 20 de outubro foi conhecido o Índice de Competitividade Fiscal Internacional. Portugal destaca-se pela negativa: 33.ª posição em 38 possíveis. A 36.ª em fiscalidade empresarial. Poucos dias antes foi conhecida a Proposta de OE 2026. Uma opção política que retirou do documento orçamental medidas fiscais estruturantes cuja discussão nesta sede inviabilizaria apoios de […]

Posso pagar o IMI de uma só vez? Sim. Se o IMI a pagar pelo seu imóvel é superior a € 100 e não pretende pagar de forma faseada. Conheça outras respostas sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis.

Há uma nova associação de venture studios para impulsionar o ecossistema de empreendedorismo nacional. Mapear os ventures studios existentes no país e apoiar a criação de novos está entre os objetivos da associação Studios.pt, que reúne venture studios, corporações, investidores e institucionais nacionais. A ideia de lançar a Studios.pt começou a ser desenhada há cerca […]

Com um percurso internacional notável na hotelaria de topo — do grupo InterContinental aos Aman Resorts — e formação executiva em Harvard, Miguel Guedes de Sousa, co-fundador e CEO do JNcQUOI, tem sido uma das vozes que redefinem o conceito de viver, comer e pertencer.






