Revisão Histórica das Finanças Regionais: Governos Avançam para Nova Lei em 2026 com Apelo do PS a Maior Inclusão



O Conselho de Ministros anunciou a constituição de um grupo de trabalho conjunto, com representantes dos Governos da República, da Madeira e dos Açores, para apresentar uma nova Lei das Finanças Regionais (LFR) ao parlamento em 2026. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, após uma reunião do Conselho de Ministros que contou, pela primeira vez, com a presença dos presidentes dos Governos Regionais, Miguel Albuquerque (Madeira) e José Manuel Bolieiro (Açores).
Segundo o primeiro-ministro, o objetivo é criar uma lei que confira “maior previsibilidade, maior segurança, maior estabilidade, maior capacidade política às Regiões Autónomas para os próximos anos”.
Montenegro classificou a participação dos líderes regionais na reunião como um “importante marco na relação institucional” e anunciou ainda a realização da primeira cimeira entre os três governos, todos liderados pelo PSD, no início de 2026, nos Açores, com o intuito de reforçar a cooperação. Os presidentes dos governos autónomos congratularam-se com a iniciativa. Miguel Albuquerque considerou a LFR atual “iníqua” e “anacrónica”, afirmando que a revisão porá fim a uma situação em que os presidentes regionais se veem no “papel de mendicantes”. Já José Manuel Bolieiro descreveu o momento como “histórico” e uma “viragem de paradigma”, assinalando a transição de uma “autonomia tutelada para a compreensão de uma autonomia participativa”, que garantirá mais eficiência e estabilidade às regiões.
Em contraponto, o líder do PS/Açores, Francisco César, defendeu que o processo de revisão da lei não se deve limitar aos executivos.
O socialista considerou que a discussão deve ser alargada a “todas as forças políticas” para assegurar um consenso mais vasto.
Na mesma reunião do Conselho de Ministros, foram também aprovados projetos de resolução referentes à instalação de cabos submarinos (projeto Atlantic CAM), ao “Parque Marinho dos Açores” e à nomeação de Ponta Delgada como “Capital Portuguesa da Cultura” em 2026.
Artigos
8Política
Ver mais
“Um retrato honesto, acolhedor e profundamente pessoal de uma das maiores estrelas do rock de todos os tempos.” É desta forma que a SkyShowtime apresenta “No Escape From Now”, o novo documentário sobre Ozzy Osbourne, que estreou na plataforma a 2 de novembro. Com realização de Tania Alexander e produção de Sharon Osbourne, mulher do […] O conteúdo Já estreou o documentário sobre os últimos dias de vida de Ozzy Osbourne aparece primeiro em NiT.

Há cartazes que dizem mais sobre quem os coloca do que sobre aquilo que pretendem criticar. Quando se vê um cartaz do André Ventura a afirmar “Isto não é o Bangladesh”, não podemos deixar de pensar nos milhares de madeirenses que, ao longo de décadas, deixaram a nossa Região em busca de melhores condições de vida. Se quando chegaram à Venezuela, à África do Sul, a Inglaterra, à Austrália, tivessem sido recebidos com um cartaz a dizer “Isto não é Portugal”, como nos sentiríamos? Como reagiriam os

Apenas dois dos sete antigos membros do último Governo de António Costa foram eleitos autarcas. Manuel Pizarro falhou pela terceira vez a conquista da câmara da Invicta.









