menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Revisão Histórica das Finanças Regionais: Governos Avançam para Nova Lei em 2026 com Apelo do PS a Maior Inclusão

O Governo da República e os executivos dos Açores e da Madeira acordaram a criação de um grupo de trabalho para rever a Lei das Finanças Regionais, um passo considerado histórico pelos presidentes regionais, mas que o Partido Socialista defende que deve envolver todas as forças políticas.
News ImageNews ImageNews Image

O Conselho de Ministros anunciou a constituição de um grupo de trabalho conjunto, com representantes dos Governos da República, da Madeira e dos Açores, para apresentar uma nova Lei das Finanças Regionais (LFR) ao parlamento em 2026. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, após uma reunião do Conselho de Ministros que contou, pela primeira vez, com a presença dos presidentes dos Governos Regionais, Miguel Albuquerque (Madeira) e José Manuel Bolieiro (Açores).

Segundo o primeiro-ministro, o objetivo é criar uma lei que confira “maior previsibilidade, maior segurança, maior estabilidade, maior capacidade política às Regiões Autónomas para os próximos anos”.

Montenegro classificou a participação dos líderes regionais na reunião como um “importante marco na relação institucional” e anunciou ainda a realização da primeira cimeira entre os três governos, todos liderados pelo PSD, no início de 2026, nos Açores, com o intuito de reforçar a cooperação. Os presidentes dos governos autónomos congratularam-se com a iniciativa. Miguel Albuquerque considerou a LFR atual “iníqua” e “anacrónica”, afirmando que a revisão porá fim a uma situação em que os presidentes regionais se veem no “papel de mendicantes”. Já José Manuel Bolieiro descreveu o momento como “histórico” e uma “viragem de paradigma”, assinalando a transição de uma “autonomia tutelada para a compreensão de uma autonomia participativa”, que garantirá mais eficiência e estabilidade às regiões.

Em contraponto, o líder do PS/Açores, Francisco César, defendeu que o processo de revisão da lei não se deve limitar aos executivos.

O socialista considerou que a discussão deve ser alargada a “todas as forças políticas” para assegurar um consenso mais vasto.

Na mesma reunião do Conselho de Ministros, foram também aprovados projetos de resolução referentes à instalação de cabos submarinos (projeto Atlantic CAM), ao “Parque Marinho dos Açores” e à nomeação de Ponta Delgada como “Capital Portuguesa da Cultura” em 2026.

Artigos

8

Política

Ver mais
News Image
Já estreou o documentário sobre os últimos dias de vida de Ozzy Osbourne

“Um retrato honesto, acolhedor e profundamente pessoal de uma das maiores estrelas do rock de todos os tempos.” É desta forma que a SkyShowtime apresenta “No Escape From Now”, o novo documentário sobre Ozzy Osbourne, que estreou na plataforma a 2 de novembro. Com realização de Tania Alexander e produção de Sharon Osbourne, mulher do […] O conteúdo Já estreou o documentário sobre os últimos dias de vida de Ozzy Osbourne aparece primeiro em NiT.

Source LogoNiT
News Image
“Isto não é o Bangladesh”? E se na Venezuela tivessem dito “Isto não é Portugal”?

Há cartazes que dizem mais sobre quem os coloca do que sobre aquilo que pretendem criticar. Quando se vê um cartaz do André Ventura a afirmar “Isto não é o Bangladesh”, não podemos deixar de pensar nos milhares de madeirenses que, ao longo de décadas, deixaram a nossa Região em busca de melhores condições de vida. Se quando chegaram à Venezuela, à África do Sul, a Inglaterra, à Austrália, tivessem sido recebidos com um cartaz a dizer “Isto não é Portugal”, como nos sentiríamos? Como reagiriam os

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa