menulogo
Notícias Agora
user
Ciência e Tecnologia Sexta-feira, Agosto 8

Chegou o GPT-5 da OpenAI: saiba o que esperar do novo modelo

A OpenAI lançou oficialmente o seu mais recente e aguardado modelo de inteligência artificial, o GPT-5, marcando um novo patamar de desempenho no setor e desencadeando uma integração imediata por parte da sua parceira Microsoft.
News ImageNews ImageNews Image

A OpenAI lançou oficialmente o seu mais recente e aguardado modelo de inteligência artificial, o GPT-5, uma evolução que já era antecipada pelo mercado.

Descrito como o mais avançado da empresa até à data, o modelo apresenta melhorias significativas no raciocínio, programação e capacidades de agência, permitindo-lhe lidar com tarefas complexas com o mínimo de instruções. Segundo a OpenAI, o GPT-5 demonstra um “desempenho de ponta em codificação, matemática, escrita, saúde, perceção visual e muito mais”, estabelecendo já novos recordes em múltiplos benchmarks de referência no setor da IA.

O anúncio oficial foi precedido por uma fuga de informação por parte da Microsoft.

Horas antes da transmissão em direto da OpenAI, a gigante tecnológica publicou acidentalmente um documento no GitHub que não só confirmava o lançamento, como também detalhava a nova família de modelos de IA, embora o documento tenha sido rapidamente retirado. Após o lançamento, o GPT-5 ficou imediatamente disponível para os 700 milhões de utilizadores do ChatGPT, com um foco particular em novas capacidades empresariais e na criação instantânea de software. No mesmo dia, e numa demonstração de agilidade, a Microsoft anunciou a integração imediata do novo modelo numa vasta gama de produtos.

O destaque vai para o Copilot, que passou a oferecer as novas capacidades do GPT-5 gratuitamente para todos os seus utilizadores, reforçando a corrida no desenvolvimento da inteligência artificial.

Artigos

13

Ciência e Tecnologia

Ver mais
News Image

Gigantesca “bengala” descoberta na Austrália pode ser o inseto mais pesado do continente

Uma equipa de cientistas australianos afirmam ter encontrado uma nova espécie de inseto-bastão nas florestas tropicais remotas do norte de Queensland — e poderá ser o inseto mais pesado do país. Segundo a Smithsonian magazine, os insetos-pau, também conhecidos como bengalas, misturam-se com o ambiente que os rodeia, parecendo galhos. Com cerca de 15,75 centímetros de comprimento, a nova espécie, chamada Acrophylla alta, descrita na revista Zootaxa, parece um galho bastante grande. No entanto, os insetos-pau mais compridos que se conhecem podem atingir mais de 20 centímetros, mas mesmo esses são mais leves do que a espécie recentemente descoberta. O

Source LogoZAP Notícias
News Image

Mais de 130.000 conversas com ChatGPT e Grok estão expostas na internet

Uma investigação recente acendeu um novo alerta sobre a privacidade na era da Inteligência Artificial. Mais de 130.000 conversas com chatbots populares, incluindo o Claude, Grok, e ChatGPT, estão publicamente acessíveis e arquivadas na plataforma Internet Archive. A exposição sublinha como as interações dos utilizadores com estes sistemas podem tornar-se públicas se não houver cuidado com as definições de partilha. A descoberta foi feita por um investigador, que utiliza o pseudónimo "dead1nfluence", ...

Source LogoTugaTech
categoryVer categoria completa
Close