
Morte do Grande Mestre de Xadrez Daniel Naroditsky



O grande mestre de xadrez norte-americano Daniel Naroditsky morreu aos 29 anos.
O anúncio foi feito pelo seu clube, o Charlotte Chess Center, que descreveu o falecimento como "inesperado", não tendo sido ainda revelada a causa da morte.
Nascido a 9 de novembro de 1995, na Califórnia, Naroditsky estava a poucos dias de completar 30 anos.
Considerado uma criança prodígio, Naroditsky começou a aprender xadrez aos seis anos com o seu irmão mais velho.
A sua ascensão foi rápida, tendo recebido o título de grande mestre em 2013, com apenas 17 anos.
Era descrito como um jogador excecional, tanto no xadrez "tradicional" como na versão "blitz", e tornou-se rapidamente numa das vozes americanas mais respeitadas e influentes na modalidade. Para além da sua carreira como jogador, Daniel Naroditsky, também conhecido como "Danyz", destacou-se como comentador e professor.
Era conhecido pela sua capacidade de explicar técnicas e conceitos complexos de forma simples. A sua popularidade aumentou significativamente com a sua presença na internet, onde criou perfis no YouTube e na Twitch, plataformas nas quais acumulou mais de 300 mil seguidores.
Nestes canais, partilhava vídeos de jogos ao vivo e guiava os espectadores através de jogadas importantes.
Na sua publicação de homenagem, o Charlotte Chess Center descreveu-o como "um talentoso jogador de xadrez, comentador e membro estimado da comunidade", bem como "um filho, irmão e amigo leal".
A equipa afirmou que irá honrar a sua memória e recordar a paixão pelo xadrez e a inspiração que ele transmitia diariamente.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Megaoperação da PSP desmantela rede “altamente perigosa” e apreende 5,8 toneladas de haxixe. Sete detidos e armas apreendidas. 🚨 Tags: Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: PSP trava rede de droga “altamente perigosa” e apreende toneladas de haxixe

Assinala-se esta quarta-feira o Dia Internacional da Gaguez, que afecta mais de 70 milhões de pessoas em todo o Mundo. Em Portugal, estima-se que existam 100 mil gagos, maioritariamente homens. O MIRANTE falou com Rita Fróis, terapeuta da fala, que desmistifica preconceitos e explica o papel da intervenção precoce.

Segundo os investigadores, nem todos os antidepressivos são iguais no que diz respeito aos efeitos secundários físicos.

O julgamento tem início marcado para as 09:15 e, além de eventuais declarações do arguido, de 28 anos, está agendado para esta quarta-feira o depoimento de cinco testemunhas.