O Despertar de um Gigante: Grande Museu Egípcio Abre Portas ao Mundo Após Duas Décadas



Considerado o maior museu arqueológico do mundo dedicado a uma única civilização, o Grande Museu Egípcio abre oficialmente as portas este sábado, dia que foi declarado feriado no país.
Localizado junto às Pirâmides de Gizé, o megaprojeto foi inaugurado após cerca de 20 anos de construção e um investimento financeiro estimado em mil milhões de dólares.
As autoridades egípcias esperam que o novo museu contribua para um forte impulso no setor do turismo.
A inauguração sofreu vários adiamentos ao longo dos anos, tendo existido uma abertura parcial ao público antes da cerimónia oficial.
Com uma área de quase 500 mil metros quadrados, o museu irá exibir mais de 50 mil objetos.
O grande destaque do seu acervo é a coleção completa dos tesouros encontrados no túmulo do faraó Tutancámon, que inclui a sua icónica máscara mortuária em ouro.
A cerimónia de inauguração conta com a presença de dezenas de líderes e dignitários estrangeiros.
Entre os convidados estão os reis de Espanha e da Bélgica, os presidentes da Alemanha, Portugal, Croácia, Sérvia, Colômbia e Palestina, e os primeiros-ministros da Hungria, Grécia e Países Baixos. A lista de presenças inclui ainda, entre outros, os presidentes do Sudão e da República Democrática do Congo, o príncipe do Mónaco e as rainhas da Jordânia e da Dinamarca. O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, participa no evento a convite do seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi. A presença do chefe de Estado português reflete as boas relações entre os dois países, marcadas por uma visita de Estado de al-Sisi a Portugal em 2016 e uma visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao Egito em abril de 2018, ocasião em que visitou as obras do Grande Museu Egípcio.
Artigos
13Cultura e Entretenimento
Ver mais
No espetáculo, ouvem-se, pela voz da personagem José Afonso, as falas que o cantor disse em palco em 1983, numa altura em que já estava debilitado pela esclerose lateral amiotrófica que lhe causaria a morte quatro anos depois.

Dez palavras, uma decisão: votação para eleger o vocábulo que melhor reflete 2025, uma iniciativa da Porto Editora, arrancou esta segunda-feira, no Porto, e decorre online até 30 de novembro.

A partir desta segunda-feira até ao próximo domingo, 9 de Novembro, "o Estúdio de Criação Artística do Funchal, espaço da Câmara Municipal do Funchal, recebe a residência artística de Ricardo J. Martins, em colaboração com um Quarteto de Cordas Madeirense", período durante o qual "o músico irá dedicar-se aos ensaios e à gravação de composições originais, explorando a fusão entre a música popular, com destaque para o fado e a guitarra portuguesa, e o universo erudito", informa uma nota da autarqu

Curtas metragens acessíveis e filmes de autor vão marcar o mês de novembro para os amantes da sétima arte. Os bilhetes têm um preço apelativo




