
Greenvolt e Água Serrana concluem projeto fotovoltaico de autoconsumo



A Greenvolt Next, empresa do Grupo Greenvolt, e a Água Serrana, empresa de engarrafamento de água da Serra do Caramulo, concluíram um projeto fotovoltaico com um sistema de armazenamento integrado na unidade industrial desta última, no concelho de Águeda. Considerado um dos maiores projetos da Península Ibérica para autoconsumo industrial com integração de baterias, o sistema já se encontra em pleno funcionamento.
A nova infraestrutura é composta por 1.160 painéis fotovoltaicos, com uma capacidade total de 648,8 kWp e uma produção anual estimada superior a 780 MWh. A energia gerada é armazenada em cinco baterias com uma capacidade global de 1,0 MWh, o que permite à Água Serrana produzir e consumir a sua própria energia renovável, bem como guardá-la para utilização em períodos sem produção solar ou de maior procura energética. Com este investimento, a empresa prevê uma redução de 30,7% no consumo energético da sua unidade e uma diminuição de 29,5% nas emissões de gases com efeito de estufa, o que equivale a mais de 378 toneladas por ano. Segundo João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, o projeto demonstra a versatilidade das soluções de autoconsumo, que asseguram a sustentabilidade, a descarbonização e uma redução significativa dos custos energéticos.
Para Gonçalo Couto, administrador da Água Serrana, esta iniciativa representa um "marco importante" na estratégia de descarbonização da empresa, que visa uma operação mais eficiente e ambientalmente responsável. Pedro Carvalho, Managing Partner da Greenvolt Next Portugal, acrescentou que a eficiência energética e o controlo sobre a produção e consumo de energia são uma vantagem competitiva crescente para as empresas. O projeto reforça assim o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a transição energética.
Artigos
4



Ciência e Tecnologia
Ver mais
Um dos Kobos mais populares terá direito a nova versão
O Kobo Clara Colour foi lançado em 2024 e, a partir do dia 23 de setembro, poderá ser adquirido numa nova versão em branco. Já se encontra disponível para pré-compra.

Robert F. Kennedy Jr. quer investigar ligações entre videojogos e violência com armas de fogo
Robert F. Kennedy Jr., Secretário da Saúde e Serviços Humanos dos EUA, disse numa conferência de imprensa que os Institutos Nacionais de Saúde vão iniciar estudos para procurar possíveis ligações entre a violência com armas de fogo e fatores como a prescrição excessiva de medicamentos a crianças, as redes sociais e os videojogos. Ler mais

Geólogo Artur Sá é o primeiro português a liderar a Rede Global de Geoparques da UNESCO
É coordenador científico do Geoparque de Arouca e também docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Geólogo português é o novo presidente da rede de geoparques da UNESCO
O geólogo português Artur Sá foi hoje eleito no Chile presidente da Rede Global de Geoparques da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, informação avançada numa conferência internacional com mais de 700 participantes.