menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
Nenhuma notificação
user
Close

Greve no Terminal XXI do Porto de Sines

Uma greve parcial dos trabalhadores do Terminal XXI do Porto de Sines está a afetar significativamente as operações, numa ação que visa reivindicar melhores condições laborais e a retoma do diálogo com a administração.
News ImageNews ImageNews Image

Uma greve parcial, convocada pelo Sindicato das Indústrias, Energia, Serviços e Águas de Portugal (SIEAP), está a decorrer no Terminal XXI do Porto de Sines, com o objetivo de reivindicar melhores condições de trabalho. Segundo dados preliminares do sindicato referentes aos dois primeiros turnos, a paralisação está a afetar cerca de 50% das operações, com seis das doze gruas do terminal paradas.

Cláudio Santiago, secretário-geral do SIEAP, destacou a "mobilização significativa dos trabalhadores", apesar de desejar uma adesão mais elevada.

A greve, que é a terceira desde maio, abrange as duas primeiras e as duas últimas horas de cada turno, o que totaliza uma paragem diária de 12 horas, e está previsto que se prolongue até à próxima sexta-feira. As principais reivindicações dos trabalhadores prendem-se com a evolução das carreiras e os horários de trabalho. O sindicato acusa a administração da empresa de tomar "decisões unilaterais", como a alteração de horários sem aviso prévio e a quebra de um acordo que garantia as progressões na carreira. O dirigente sindical afirmou que o objetivo da paralisação é alertar para estas questões e abrir portas a uma "real negociação" com a administração da PSA Sines, de modo a encontrar pontos em comum para ultrapassar as dificuldades.

Os trabalhadores aguardam que a empresa demonstre abertura para o diálogo durante este período.

No início do mês, a diretora-geral da PSA Sines, Nichola Silveira, já havia manifestado preocupação com o impacto da greve no maior terminal de contentores do país.

Em comunicado, admitiu que a paralisação poderá afetar a operação portuária "devido à perda de movimentos, à confiança dos clientes e à sustentabilidade a longo prazo de muitos postos de trabalho".

Artigos

4

Atualidade

Ver mais
News Image

Ministro diz que maioria dos alunos tem aulas mesmo que falte um professor

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, voltou hoje a garantir que a maioria dos alunos tem aulas, indicando que num universo de cerca de 130 mil professores existem “mil horários” por preencher, o que representa 0,7%. “Nós temos cerca de 130 mil professores, quando temos mil horários por preencher isso quer dizer que são 0,7% […] The post Ministro diz que maioria dos alunos tem aulas mesmo que falte um professor first appeared on Notícias do Sorraia.

Source LogoNotícias do Sorraia
categoryVer categoria completa