Greve Geral Contra Reforma Laboral Paralisa Transportes e Reúne Centrais Sindicais



A CP - Comboios de Portugal e a STCP alertaram os seus clientes para possíveis perturbações no serviço devido à greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro.
A paralisação, que contesta o anteprojeto do Governo de reforma da legislação laboral, junta pela primeira vez desde junho de 2013 as duas principais centrais sindicais, a CGTP e a UGT, numa altura em que Portugal estava sob intervenção da ‘troika’.
No setor ferroviário, a CP prevê que as perturbações na circulação de comboios comecem na quarta-feira e se prolonguem até sexta-feira.
Para minimizar o impacto, foram definidos serviços mínimos para os comboios Alfa Pendular, Intercidades, Regional, InterRegional, Internacional, bem como para os comboios Urbanos do Porto, de Coimbra e de Lisboa.
A lista completa dos serviços pode ser consultada no site da transportadora, que foi convocada por um conjunto de doze sindicatos, incluindo ASCEF, FECTRANS/SNTSF e SINAFE.
Aos passageiros que já tenham adquirido bilhetes para os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, a CP oferece a possibilidade de reembolso total ou a troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e classe.
O pedido pode ser feito na área pessoal "myCP" do site ou da aplicação, ou nas bilheteiras, até 15 minutos antes da partida. Após este prazo, o reembolso pode ser solicitado online até 10 dias após o fim da greve.
Na Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), também se admitem constrangimentos até à madrugada de sexta-feira.
Foram assegurados serviços mínimos em diversas linhas durante os períodos diurno (06:00-21:00) e noturno (21:00-00:30). O serviço da madrugada (00:30-06:00) terá a totalidade das viagens asseguradas.
O tribunal de arbitragem decidiu não definir novos serviços mínimos para este dia, aplicando os que já estavam em vigor desde uma greve anterior, de 4 de novembro de 2023.











