
Circulação no Metro de Lisboa retomada após greve, mas vem aí outra



Os sistemas de metro de Lisboa e Londres enfrentam greves que estão a perturbar a mobilidade de milhões de utentes.
As paralisações, convocadas por sindicatos, têm motivações e impactos distintos em cada uma das cidades.
Em Lisboa, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa têm agendada uma greve parcial para os dias 9 e 11 de setembro.
A paralisação irá decorrer entre as 05h00 e as 10h00, o que levará a que o serviço de transporte só inicie a sua operação às 10h30 nesses dias.
Segundo a informação divulgada, não haverá serviços mínimos durante o período da greve.
Os pré-avisos foram apresentados pelos sindicatos que representam os trabalhadores da empresa, embora os motivos específicos da paralisação não sejam mencionados nos artigos.
Em Londres, a situação é mais drástica, com uma greve de grande dimensão no "Tube" que deverá prolongar-se até quinta-feira.
A operadora Transport for London (TFL) anunciou que haverá pouco ou nenhum serviço em todas as 11 linhas do metro, afetando até cinco milhões de passageiros diários.
A greve foi convocada pelo sindicato RMT e envolve maquinistas, pessoal de sinalização e de manutenção. Os trabalhadores protestam contra os níveis salariais e as condições de trabalho, recusando uma proposta de aumento de 3,4% e exigindo uma redução do horário de trabalho semanal. As consequências da paralisação em Londres já se fazem sentir, com o adiamento de dois concertos do cantor Post Malone, uma vez que a organização considerou impossível garantir o transporte seguro do público.
Como alternativa, os passageiros podem utilizar os autocarros e algumas linhas específicas, como a Elizabeth Line, que não foram afetadas pela greve.
Esta é a primeira grande greve no metro londrino desde março de 2023.
Artigos
71






































































Atualidade
Ver mais
Misterioso condutor de 'Fórmula 1' em autoestrada apanhado pela polícia
Desde 2019 que um carro de corridas com uma decoração semelhante a um Ferrari foi avistado várias vezes numa autoestrada. Agora, esta semana o condutor foi apanhado pelas autoridades na Chéquia.

Hoje é notícia: Técnicos sem experiência; Docentes acima de 50 duplicam
A tragédia no Elevador da Glória, em Lisboa, continua a marcar a atualidade. Fique a par das últimas atualizações sobre este e outros temas e confira as primeiras páginas dos jornais desta quarta-feira, dia 10 de setembro.

Descoberta inovadora ajuda na deteção precoce de Alzheimer
Um novo estudo apresenta uma nova forma de facilitar o diagnóstico de Alzheimer. Um simples exame de sangue pode ajudar a detetar a doença anos antes do aparecimento dos primeiros sintomas.

Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico – 1411 é lançada hoje
Hoje, dia 10 de Setembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, o Salão Nobre da Gare Marítima de Alcântara acolhe a sessão de lançamento da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico – 1411.