menulogo
Notícias Agora
user
Close

Gripe das Aves em Benavente

Um novo foco de gripe aviária de alta patogenicidade foi detetado numa exploração de patos em Benavente, no distrito de Santarém, o que levou ao abate de cerca de 257 mil animais e à implementação de rigorosas medidas de controlo na região.
News ImageNews ImageNews Image

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) confirmou a deteção de um novo foco de infeção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP). O surto ocorreu numa exploração avícola de patos de engorda localizada na freguesia de Santo Estêvão, no concelho de Benavente, distrito de Santarém. Em consequência, foi determinado o abate de aproximadamente 257 mil patos.

De imediato, foram implementadas as medidas de controlo previstas para estas situações.

Para além do abate dos animais infetados, as autoridades procederam à inspeção, limpeza e desinfeção do local da exploração.

Adicionalmente, foi estabelecida uma zona de restrição à movimentação de aves em explorações num raio de 10 quilómetros em redor do foco de infeção, como medida de precaução para evitar a propagação da doença. A DGAV reforçou o apelo a todos os detentores de aves para que cumpram rigorosamente as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção. É crucial evitar os contactos entre aves domésticas e selvagens, e qualquer suspeita de infeção deve ser imediatamente reportada às autoridades veterinárias.

Este não é um caso isolado, tendo sido detetados outros focos da doença durante o mesmo mês em Olhão, Aveiro, Alcácer do Sal e Costa da Caparica.

No que diz respeito à saúde pública, os artigos referem que a transmissão do vírus da gripe das aves a seres humanos é um evento raro.

Embora tenham sido reportados casos esporádicos a nível mundial, a infeção em humanos, quando ocorre, pode resultar num quadro clínico grave.

Artigos

8

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa