Novos focos de gripe das aves em Aveiro e Santarém elevam total anual para 31



A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) anunciou a deteção de novos focos de gripe das aves, elevando o número total de surtos confirmados este ano em Portugal para 31. Os casos mais recentes foram identificados nos concelhos de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, e na Chamusca, no distrito de Santarém.
Em ambas as localidades, o vírus foi detetado em várias espécies de aves exóticas e ornamentais mantidas em cativeiro.
Estes não são os primeiros casos registados nos distritos de Aveiro e Santarém durante o corrente ano.
Em Aveiro, a gripe das aves já tinha sido identificada numa exploração de galinhas, patos e gansos, bem como em aves selvagens, nomeadamente em duas gaivotas-de-patas-amarelas e numa garça-branca-pequena. No distrito de Santarém, foram previamente confirmados focos numa exploração comercial de patos de engorda e noutras aves em cativeiro.
A DGAV, um serviço central da administração direta do Estado, reforça que a transmissão do vírus para seres humanos é um evento raro, mas adverte que, quando ocorre, a infeção pode resultar num quadro clínico grave.
Perante a situação, a autoridade veterinária apela a todos os detentores de aves para que cumpram rigorosamente as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção. É crucial evitar o contacto entre aves domésticas e selvagens para mitigar o risco de propagação do vírus.
Qualquer suspeita de infeção pela gripe das aves deve ser imediatamente reportada à DGAV.
Artigos
5Atualidade
Ver mais
“O TRE decidiu dar razão ao Ministério Público (MP) no que concerne ao agravamento da medida da pena de prisão que havia sido fixada pela primeira instância em seis anos de prisão”, refere fonte da Procuradoria-Geral Regional de Évora. Segundo o MP, os desembargadores da Relação de Évora fixaram definitivamente a pena em sete anos […] O conteúdo Relação agrava pena a homem condenado por agredir ex-companheira aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

Nélia Ferreira deu o exemplo do Hospital de Vila Franca de Xira, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo, no distrito de Lisboa, indicando que fecharam as urgências de pediatria e obstetrícia

Segundo o comandante dos bombeiros de Montalegre, David Teixeira, não há qualquer pista sobre a mulher

Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos defende que as "urgências são urgências a qualquer hora do dia, não são urgências só das 09h00 às 19h00".



