menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Novos focos de gripe das aves em Aveiro e Santarém elevam total anual para 31

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) confirmou novos focos de gripe das aves nos distritos de Aveiro e Santarém, elevando para 31 o número total de surtos detetados este ano em Portugal.
News ImageNews ImageNews Image

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) anunciou a deteção de novos focos de gripe das aves, elevando o número total de surtos confirmados este ano em Portugal para 31. Os casos mais recentes foram identificados nos concelhos de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, e na Chamusca, no distrito de Santarém.

Em ambas as localidades, o vírus foi detetado em várias espécies de aves exóticas e ornamentais mantidas em cativeiro.

Estes não são os primeiros casos registados nos distritos de Aveiro e Santarém durante o corrente ano.

Em Aveiro, a gripe das aves já tinha sido identificada numa exploração de galinhas, patos e gansos, bem como em aves selvagens, nomeadamente em duas gaivotas-de-patas-amarelas e numa garça-branca-pequena. No distrito de Santarém, foram previamente confirmados focos numa exploração comercial de patos de engorda e noutras aves em cativeiro.

A DGAV, um serviço central da administração direta do Estado, reforça que a transmissão do vírus para seres humanos é um evento raro, mas adverte que, quando ocorre, a infeção pode resultar num quadro clínico grave.

Perante a situação, a autoridade veterinária apela a todos os detentores de aves para que cumpram rigorosamente as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção. É crucial evitar o contacto entre aves domésticas e selvagens para mitigar o risco de propagação do vírus.

Qualquer suspeita de infeção pela gripe das aves deve ser imediatamente reportada à DGAV.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa