menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Surto de Gripe Pressiona Saúde Nacional com Procura Precoce e Superior a Anos Anteriores

O aumento de casos de gripe e de outras infeções respiratórias na primeira semana de dezembro resultou num aumento da procura dos serviços de saúde, com os níveis a serem mais elevados e precoces do que em épocas anteriores.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS), a procura pelas urgências hospitalares, Linha SNS 24 e INEM aumentou entre 1 e 7 de dezembro. Neste período, registaram-se 128.602 episódios de urgência, um acréscimo de 1,7% face à semana anterior.

As infeções respiratórias agudas foram responsáveis por 8,1% destes episódios, enquanto os casos de síndrome gripal representaram 3,62%. A DGS sublinha que a proporção de urgências por síndrome gripal é superior e mais precoce do que em todas as épocas anteriores, sendo o crescimento mais acentuado nos adultos entre os 19 e os 59 anos e nas pessoas com 65 ou mais anos. Apesar do aumento de casos, a proporção de episódios de urgência por gripe que resultaram em internamento diminuiu ligeiramente para 8,3%, e a proporção de doentes com gripe admitidos em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) baixou para 2,6%. A nível nacional, verificou-se um aumento na ocupação de camas de enfermaria (80,1%) e de UCI (70,1%) por todas as causas.

A mortalidade geral manteve-se dentro do esperado, embora com um excesso registado na região Norte e no grupo etário dos 75 aos 84 anos.

A mortalidade por doenças do sistema respiratório (12,1%) apresentou uma tendência crescente.

A Linha SNS 24 registou um aumento de 4% nos atendimentos, totalizando 90.294 chamadas, com os contactos por problemas respiratórios agudos a subirem 21,4%. Verificou-se uma diminuição dos encaminhamentos para os serviços de urgência, cuidados de saúde primários e INEM, mas um aumento de 5,4% nos encaminhamentos para "autocuidados". O INEM também sentiu a pressão, com um aumento de 6,9% no número de chamadas.

Em contraste, as consultas médicas nos Cuidados de Saúde Primários diminuíram 21,9%. O relatório indica ainda que a notificação de casos de SARS-CoV-2 estabilizou e foram reportados 16 casos de infeção por vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças com menos de dois anos. As coberturas vacinais nos grupos com 60 ou mais anos situavam-se em cerca de 37% para a covid-19 e 62% para a gripe.

Perante a atividade gripal epidémica com tendência crescente, a DGS apela à vacinação e reforça a utilização da Linha SNS 24 como primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde.

Artigos

33
Ver mais▼
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones