
Projetos Hoteleiros do Grupo Hoti Bloqueados por Disputas Legais



O grupo Hoti Hotéis enfrenta impasses significativos em dois dos seus projetos de investimento em Portugal. Apesar de o seu plano de expansão geral, avaliado em cerca de 300 milhões de euros até 2028, estar a ser executado com a remodelação e abertura de outras unidades, os projetos no Largo do Rato, em Lisboa, e na praia de Monte Gordo, no Algarve, continuam parados há sete e oito anos, respetivamente, devido a processos judiciais e burocráticos. Em Lisboa, o projeto para um hotel no Largo do Rato viu as suas obras serem suspensas pelo Tribunal Administrativo de Lisboa. Segundo o administrador do grupo, Ricardo Gonçalves, a licença de construção foi paga e as obras iniciadas, mas em 2018 o Ministério Público moveu uma ação contra a autarquia de Lisboa, alegando um vício no processo de aprovação.
Sete anos depois, o processo aguarda ainda por julgamento.
No Algarve, a situação envolve o projeto do Hotel Melia Algarve.
O grupo venceu um concurso público internacional em 2016, promovido pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, e obteve pareceres favoráveis de todas as entidades competentes, incluindo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Contudo, no início de 2017, a APA reverteu a sua decisão e retirou o parecer positivo, impedindo o licenciamento. Atualmente, decorre uma ação no Tribunal Administrativo de Loulé, movida pela autarquia contra a APA.
Ricardo Gonçalves lamenta a "falta de responsabilização" das entidades envolvidas e refere que o impasse em Monte Gordo, que já dura há dois mandatos autárquicos, causa prejuízos financeiros e um "problema de credibilidade" com o parceiro Melia Hotels International.
O grupo Hoti Hotéis já propôs à autarquia algarvia a análise de localizações alternativas, mas continua sem perspetivas para a concretização do investimento.
A agência Lusa contactou as autarquias e os tribunais envolvidos, mas aguarda respostas.
Artigos
8







Economia
Ver mais
A icónica marca londrina de eyewear, William Morris, acaba de chegar a Portugal em exclusivo às óticas Optivisão, trazendo consigo o cosmopolitismo, irreverência e estilo da capital britânica.

A perfumaria de luxo como motor de crescimento. Em plena reorganização e com a atividade a abrandar, a gigante norte-americana da beleza apoia-se no seu novo centro em França para acelerar o lançamento de fragrâncias.

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) manifestou hoje a sua oposição e “total discordância” ao projeto-piloto da semana de quatro dias na administração pública regional, que o Governo dos Açores vai implementar em janeiro. Em comunicado, a associação empresarial das ilhas de São Miguel e Santa Maria demonstra “a sua preocupação […] O conteúdo Empresários dos Açores contra semana de quatro dias na administração pública regional aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Os prémios distinguiram as marcas, agências e profissionais que mais se destacaram no setor, pelo seu impacto, através do marketing, reconhecendo este como um motor de evolução para as marcas, os negócios e a sociedade. Entre os grandes vencedores da noite, estão: a IKEA, que ganhou o Grande Prémio e foi distinguida como Marca do […] O conteúdo Já são conhecidos os vencedores dos APPM Marketing Awards 2025 aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.