
Investimentos em Sustentabilidade e Eficiência Energética



O Grupo Sugal deu um passo pioneiro na descarbonização industrial ao instalar, na sua fábrica de Benavente, a primeira caldeira de biomassa florestal para processamento de tomate em operação na Europa. Esta inovação, cofinanciada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), torna a unidade na mais eficiente a nível energético no seu setor em toda a Europa. A iniciativa faz parte de um plano de investimento global de 100 milhões de euros da empresa até 2030, focado na sua estratégia de sustentabilidade. Em Portugal, o investimento ascende a 49 milhões de euros, destinados à modernização de equipamentos para reduzir o consumo energético e as emissões de carbono. Com mais de 80% do plano de descarbonização já executado no país, a Sugal prevê alcançar a sua meta de reduzir em até 40% as emissões de CO₂ das operações industriais cerca de três anos antes do prazo de 2030.
O projeto foi apresentado oficialmente numa visita que contou com a presença do CEO do grupo, João Ortigão Costa, e do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes.
A estratégia de sustentabilidade da empresa assenta em quatro pilares: neutralidade carbónica, agricultura sustentável, economia circular e valorização dos recursos humanos.
Em paralelo, a nível europeu, foi lançada uma iniciativa de grande escala para apoiar a transição energética das Pequenas e Médias Empresas (PME). O Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI), com o apoio da Comissão Europeia, apresentou um programa de financiamento de 17,5 mil milhões de euros para o período 2025-2027. O objetivo é ajudar mais de 350 mil PME a investir em soluções de eficiência energética, reforçando a sua competitividade, reduzindo custos e contribuindo para os objetivos de descarbonização da União Europeia. Espera-se que esta iniciativa mobilize mais de 65 mil milhões de euros de investimento total até 2027.
Para facilitar o acesso das empresas a estes fundos, será criado um "balcão único para a eficiência energética das PME", que simplificará os processos.
O programa contará com garantias do orçamento comunitário através do InvestEU e do programa LIFE.
Esta medida visa colmatar a lacuna de investimento em eficiência energética entre as PME e as grandes empresas, fortalecendo a espinha dorsal da economia europeia no seu caminho para a neutralidade carbónica até 2050.
Artigos
7






Economia
Ver mais
Moçambique arrecadou quase 200 milhões com venda de gás desde 2022
Moçambique já arrecadou 235 milhões de dólares (199,2 milhões de euros) em receitas com 137 carregamentos de gás para o estrangeiro desde 2022, anunciou o Governo, destacando o papel do país no fornecimento de energia limpa.

Apoios às famílias e empresas após incêndios: Seg. Social diz como pedir
Por causa dos incêndios rurais ocorridos em Portugal, entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025, foi acionado um conjunto de medidas excecionais de apoio e mitigação do impacto, para beneficiar as famílias e empresas afetadas. Segurança Social explica como funcionam e como pedir.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

Há novos preços dos combustíveis esta semana: Veja o que aconteceu
A gasolina simples 95 passou de 1,700 euros por litro para 1,716 euros por litro entre sexta-feira e domingo, o que significa mais 1,6 cêntimos. Já o gasóleo simples aumentou de 1,555 euros por litro para 1,568 euros por litro no mesmo período, mais 1,3 cêntimos.