
Guarda-freio do Elevador da Glória accionou travões



O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) publicou uma Nota Informativa sobre o acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, ocorrido a 3 de setembro, por volta das 18:03.
Segundo o relatório, momentos após o início da viagem, o cabo que une as duas cabinas cedeu, quando estas tinham percorrido apenas cerca de seis metros.
A cabina que se encontrava na parte inferior (n.º 2) recuou bruscamente, ficando imobilizada dez metros depois, mas a cabina que descia (n.º 1) iniciou um movimento descontrolado pela Calçada da Glória.
De acordo com a investigação, o guarda-freio da cabina n.º 1 acionou de imediato o travão pneumático e o manual para tentar suster o veículo.
Contudo, estas ações não surtiram efeito, e a cabina continuou a acelerar.
Após percorrer cerca de 170 metros, a viatura descarrilou devido à velocidade excessiva, tombando para a esquerda.
Em seguida, embateu lateralmente na parede de um edifício, depois em dois postes de ferro fundido — um de iluminação pública e outro de suporte da rede elétrica do ascensor — e, por fim, contra a esquina de outro prédio, onde terminou a sua marcha. O GPIAAF estima que o primeiro impacto tenha ocorrido a uma velocidade de aproximadamente 60 km/h, e que todo o evento tenha durado menos de 50 segundos. A velocidade máxima de funcionamento normal do elevador é de 11,5 km/h.
O número exato de passageiros em cada cabina ainda não foi determinado. O relatório refere ainda que o plano de manutenção do ascensor, um monumento nacional que data de 1914, estava em dia. O Elevador da Glória tem um percurso de 276 metros, com uma inclinação média de 18%, e cada cabina tem capacidade para 42 pessoas.
Artigos
6





Atualidade
Ver mais
Acidente rodoviário em Talhadas mobiliza bombeiros e meios de socorro
Ao final da tarde deste domingo ocorreu um acidente rodoviário na Estrada Nacional 333, em Talhadas, concelho de Sever do Vouga, envolvendo duas viaturas ligeiras. De acordo com informação dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, para o local foram mobilizados vários meios de socorro: a viatura de combate a incêndios urbanos e industriais (VUCI […]

Balanço de 13 voos cancelados e um divergido este domingo na Madeira
O Aeroporto Internacional da Madeira - Cristiano Ronaldo registou este domingo, 7 de Setembro, um novo dia de constrangimentos associados às condições meteorológicas, que impossibilitaram a aterragem de mais de uma dezena de aeronaves. Em causa esteve a baixa visibilidade causada por tecto de nuvens. Ao todo, até às 22h45, 13 voos foram cancelados, entre sete chegadas e seis partidas, e um voo foi divergido, nomeadamente o helicóptero médio da Força Aérea Espanhola. Na prática, os voos que ao f

Comando Territorial de Leiria da GNR tem novo responsável
O coronel Brito Sousa é o novo responsável do Comando Territorial de Leiria da GNR, que integra um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e ainda três Destacamentos Territoriais, designadamente Pombal, Leiria e Caldas da Rainha, dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 24.

OMS defende CDC norte-americano após demissão de diretora
Diretor-geral da OMS elogia trabalho "inestimável" dos CDC, numa defesa clara da agência após a demissão da sua diretora e dos recentes cortes na política de vacinação