
Recrutamento de 135 mil russos para serviço militar



Vladimir Putin, o Presidente da Rússia, promulgou um decreto na segunda-feira, 29 de setembro, que determina o recrutamento de 135.000 cidadãos russos para o serviço militar. Esta medida, que decorrerá entre 1 de outubro e 31 de dezembro, abrange cidadãos com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos que ainda não se encontrem na reserva. As autoridades de Moscovo esclareceram que este recrutamento não está relacionado com a “operação militar especial” na Ucrânia.
Vladimir Tsimlianski, responsável pelo gabinete de mobilização do Estado-Maior das Forças Armadas, sublinhou que se trata de uma medida de rotina, aprovada duas vezes por ano, e que os novos recrutas serão destacados exclusivamente dentro do território da Federação Russa.
As notificações para o recrutamento serão enviadas tanto por via eletrónica como por correio postal.
Apesar de as autoridades ucranianas estimarem que as baixas russas, entre mortos e feridos, já ultrapassam um milhão, o Presidente Putin descartou a possibilidade de lançar uma nova campanha de mobilização em larga escala, semelhante à que foi realizada em 2022 para responder às necessidades militares após a invasão da Ucrânia.
Artigos
6





Mundo
Ver mais
O ministro da Administração Estatal e Função Pública moçambicano disse hoje que foram desativados cerca de 18 mil funcionários públicos "fantasmas" este ano, prometendo "purificar" as fileiras destes agentes estatais.

O primeiro-ministro de Israel afirmou ainda durante a conferência de imprensa, após o encontro com o presidente norte-americano, que Donald Trump é o "melhor amigo que Israel alguma vez teve na Casa Branca".

Missão da associação HumanitAVE O conteúdo Empresários do Minho pagam furos de água potável na Guiné-Bissau aparece primeiro em O MINHO.

Um corte massivo nas telecomunicações atinge o Afeganistão esta segunda-feira, paralisando a conectividade em praticamente todo o país após a liderança Taliban restringir o acesso à fibra óptica, confirmou a NetBlocks. A organização especializada em cibersegurança referiu que a conectividade afegã registava apenas catorze por cento dos níveis habituais, num incidente que «parece corresponder a […] O conteúdo Taliban corta Internet no Afeganistão e paralisa telecomunicações aparece primeiro em oRegiões.