Guimarães em Festa: Tradição Nicolina Renova-se Entre o Pinheiro e a Sétima Arte



As Festas Nicolinas de 2025 têm o seu início oficial marcado para este sábado, 29 de novembro, com a celebração da Noite do Pinheiro. Este evento, que atrai milhares de pessoas ao centro histórico de Guimarães, consiste num cortejo que parte às 23:30 da Rua Dona Teresa e culmina no Monumento Nicolino com o erguer de um mastro, simbolizando o começo formal das festividades. O presidente da Comissão de Festas 2025, Nuno Figueiredo, expressou elevadas expectativas quanto à participação popular, prevendo uma afluência expressiva, dado que o arranque das festas coincide com um fim de semana. Consideradas uma das mais antigas tradições estudantis de Portugal, com registos que remontam ao século XVII, as Nicolinas são organizadas e vividas pelos estudantes do ensino secundário da cidade. O programa estende-se até 7 de dezembro e inclui nove números festivos, como as Novenas (de 29 de novembro a 7 de dezembro), as Posses e Magusto (4 de dezembro), o Pregão (5 de dezembro), o Cortejo das Maçãzinhas (6 de dezembro) e o Baile da Saudade (7 de dezembro). A organização conta com o apoio financeiro da comunidade, através de peditórios, que, segundo Nuno Figueiredo, tem sido fundamental para a realização dos eventos.
Paralelamente às festividades de 2025, será apresentado um documentário sobre a edição de 2024. A estreia pública, promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, está agendada para 1 de dezembro, no Teatro Jordão.
A obra, realizada no âmbito da revisão da ficha das festas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, será exibida em duas sessões, às 15:00 e às 17:00.











