
Nova temporada de exposições no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian



A principal exposição, intitulada 'Xerazade, a Coleção Interminável do CAM', apresenta cerca de 160 obras de 150 artistas e estará patente até 20 de setembro de 2027. Com curadoria de Leonor Nazaré, a mostra inspira-se no modelo ficcional dos contos persas, onde uma narrativa abre caminho para outras de forma contínua.
A seleção, que inclui 15 novas aquisições nunca antes exibidas, abrange pintura, escultura, fotografia e instalação de artistas como Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego, Amadeo de Souza-Cardoso e Júlio Pomar.
A arquitetura da galeria, concebida por Rita Albergaria, é modular, permitindo que a exposição evolua ao longo dos dois anos de duração.
Simultaneamente, o CAM apresenta uma exposição individual da artista franco-argelina Zineb Sedira no Espaço Projeto.
Com o título 'Standing Here Wondering Which Way to Go', a mostra reflete sobre migração, história e a luta contra o racismo e o colonialismo, recorrendo a elementos autobiográficos e documentais.
O terceiro projeto, do artista Francisco Trêpa, ocupa o Espaço Engawa, que funcionará como um laboratório experimental.
A sua exposição é composta por esculturas em cerâmica resultantes da observação dos bugalhos no Jardim do CAM.
Como parte da nova temporada, a Fundação Gulbenkian anunciou também que a entrada no museu passa a ser gratuita para jovens até aos 18 anos, alargando o limite anterior de 12 anos.
A exposição principal contará ainda, pela primeira vez, com um percurso com texto introdutório para crianças.
A programação será complementada por atividades como ciclos de cinema, grupos de leitura e workshops.
Artigos
7






Cultura e Entretenimento
Ver mais
"Se pudesse trabalhar só em Portugal sempre, assinaria agora"
Bruno Cabrerizo esteve à conversa com o Notícias ao Minuto sobre o seu novo projeto na TVI, 'Terra Forte', que vai estrear em breve. O ator enfatizou ainda o quão é "feliz aqui em Portugal", embora distante dos filhos, que vivem em Itália, país cujo mercado se fechou após 10 anos a trabalhar fora.

Novo anúncio do El Corte Inglés é filmado em Lisboa
Com direção criativa de César Brandariz, María Coronado, Javier Gómez Blanzaco, Inma Ruiz, Pablo García e Julio Cesar Ortega, a campanha é protagonizada por Alessandra Ambrosio (na foto, à esq.), Jon Kortajarena (ao centro) e Candice Swanepoel (à dir.) [Leia mais]

“O teatro é o país da igualdade, não interessa se és protagonista. Se errar o texto destrói-se o espetáculo”
Mais um episódio especial de ‘Irresistível’, e novamente com um nome grande da representação e das artes do espetáculo do Brasil.

Homenagem ao maior fã de novelas do 'Terra Nossa': "Sei quem matou Jorge Tadeu e como o Roque Santeiro desapareceu"
Assista à despedida de César Mourão da Ilha do Pico