
Encontro entre Guterres e Trump



A ONU confirmou a realização de um encontro bilateral entre o seu Secretário-Geral, António Guterres, e o Presidente dos EUA, Donald Trump, agendado para o dia 23 de setembro. A informação foi avançada pelo porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, que sublinhou tratar-se do primeiro encontro oficial entre os dois líderes desde que Trump regressou à Casa Branca em janeiro deste ano. Dujarric acrescentou que não houve qualquer contacto prévio, nomeadamente telefónico, entre ambos desde a tomada de posse de Trump para o seu segundo mandato.
A reunião decorrerá em Nova Iorque, durante o primeiro dia do Debate Geral de Alto Nível da Assembleia-Geral da ONU. Segundo o porta-voz, este tipo de encontro é tradicional entre o Secretário-Geral e o Presidente do país anfitrião.
O encontro deverá ocorrer após os discursos de ambos na assembleia.
A ordem de intervenções seguirá a tradição, com António Guterres a proferir o discurso de abertura, seguido pelo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e posteriormente por Donald Trump.
Questionado sobre os temas a serem abordados na reunião, Stéphane Dujarric não adiantou pormenores, referindo apenas que serão discutidas "questões de interesse mútuo".
Este encontro acontece num contexto de relações complexas entre a administração Trump e a ONU. Apesar de os Estados Unidos serem o país que acolhe a sede da organização e o seu maior doador, Trump anunciou cortes significativos no financiamento e ordenou a retirada do país de várias agências da ONU, como a UNESCO, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Conselho de Direitos Humanos.
Artigos
8







Mundo
Ver mais
Associação Helpo promove "Mergulhão" na lusofonia por um mundo mais justo
A associação Helpo convocou vários países lusófonos para um "Mergulhão" em simultâneo a 04 de outubro, que a organização apresenta como um ato simbólico por um mundo mais unido, justo e pacífico.

Rússia ataca com tecnologia dos aliados ocidentais da Ucrânia
A Rússia atacou esta semana a Ucrânia com milhares de drones, bombas e mísseis que incorporam tecnologia fabricada na Europa, Estados Unidos, China, Japão e dezenas de outros países, denunciou hoje o presidente ucraniano.

Filipinas ordenam evacuação de localidades com aproximação de tufão
As Filipinas ordenaram hoje a evacuação de localidades no norte do país, temendo derrocadas de terra e inundações com a aproximação do tufão Ragasa.

Egito confirma reforço militar no Sinai junto à Faixa de Gaza
O Egito defendeu hoje o reforço das suas tropas no norte do Sinai, junto à Faixa de Gaza, como uma medida para "defender a segurança nacional", num contexto de forte tensão no Médio Oriente.