menulogo
Notícias Agora
user
Close

Cooperação Climática Evita Cenário de Aquecimento de Cinco Graus

A cooperação internacional promovida pelas Nações Unidas foi crucial para desviar o mundo de um catastrófico aquecimento de cinco graus, embora o caminho para atingir a meta de 1,5 graus do Acordo de Paris permaneça um desafio urgente, conforme sublinhado por responsáveis da ONU na Semana do Clima de Nova Iorque.
News ImageNews ImageNews Image

Segundo Simon Stiell, secretário executivo da ONU para as alterações climáticas, sem a cooperação climática internacional, o mundo estaria a caminhar para um aquecimento global de cinco graus Celsius, um cenário descrito como “um futuro impossível”. Graças aos esforços conjuntos e aos resultados das cimeiras do clima (COP), embora imperfeitos, a trajetória atual aponta para um aquecimento mais próximo dos três graus.

Apesar de este valor ser ainda considerado “muito alto”, Stiell afirma que a curva está a ser dobrada e que os novos planos nacionais de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) poderão aproximar o planeta da meta de 1,5 graus estabelecida no Acordo de Paris. Num discurso otimista na abertura da Semana do Clima de Nova Iorque, Stiell destacou progressos significativos, afirmando que o investimento em energias renováveis aumentou dez vezes na última década, atingindo 2 biliões de dólares no último ano. A transição para a energia limpa está em expansão nas principais economias, com mais de 90% das novas energias renováveis a serem mais baratas do que a opção fóssil mais económica. Contudo, o responsável da ONU lamentou que os benefícios desta transição não sejam partilhados por todos e alertou para a necessidade de “acelerar o passo”, dado que as catástrofes climáticas afetam cada vez mais as economias e sociedades. Stiell defendeu ainda que uma indústria limpa resulta em economias mais fortes e cadeias de abastecimento mais resilientes, e apontou a inteligência artificial como uma ferramenta benéfica para gerir micro-redes e mapear riscos climáticos.

A importância de manter o compromisso com o Acordo de Paris e a cooperação climática foi reiterada.

O apelo à ação climática foi ecoado por António Guterres, que insiste também numa reforma da arquitetura financeira global.

A Semana do Clima, que decorre em Nova Iorque, reúne líderes políticos, especialistas, empresários e sociedade civil para debater temas como investimentos em tecnologias limpas, novos modelos para a indústria e transportes, e a preparação para a próxima cimeira do clima, a COP30, com mais de mil eventos agendados.

Artigos

9
categoryVer categoria completa