
Cooperação Climática Evita Cenário de Aquecimento de Cinco Graus



Segundo Simon Stiell, secretário executivo da ONU para as alterações climáticas, sem a cooperação climática internacional, o mundo estaria a caminhar para um aquecimento global de cinco graus Celsius, um cenário descrito como “um futuro impossível”. Graças aos esforços conjuntos e aos resultados das cimeiras do clima (COP), embora imperfeitos, a trajetória atual aponta para um aquecimento mais próximo dos três graus.
Apesar de este valor ser ainda considerado “muito alto”, Stiell afirma que a curva está a ser dobrada e que os novos planos nacionais de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) poderão aproximar o planeta da meta de 1,5 graus estabelecida no Acordo de Paris. Num discurso otimista na abertura da Semana do Clima de Nova Iorque, Stiell destacou progressos significativos, afirmando que o investimento em energias renováveis aumentou dez vezes na última década, atingindo 2 biliões de dólares no último ano. A transição para a energia limpa está em expansão nas principais economias, com mais de 90% das novas energias renováveis a serem mais baratas do que a opção fóssil mais económica. Contudo, o responsável da ONU lamentou que os benefícios desta transição não sejam partilhados por todos e alertou para a necessidade de “acelerar o passo”, dado que as catástrofes climáticas afetam cada vez mais as economias e sociedades. Stiell defendeu ainda que uma indústria limpa resulta em economias mais fortes e cadeias de abastecimento mais resilientes, e apontou a inteligência artificial como uma ferramenta benéfica para gerir micro-redes e mapear riscos climáticos.
A importância de manter o compromisso com o Acordo de Paris e a cooperação climática foi reiterada.
O apelo à ação climática foi ecoado por António Guterres, que insiste também numa reforma da arquitetura financeira global.
A Semana do Clima, que decorre em Nova Iorque, reúne líderes políticos, especialistas, empresários e sociedade civil para debater temas como investimentos em tecnologias limpas, novos modelos para a indústria e transportes, e a preparação para a próxima cimeira do clima, a COP30, com mais de mil eventos agendados.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Requerente de asilo etíope condenado por agressões sexuais no Reino Unido
Um requerente de asilo etíope foi hoje condenado a um ano de prisão por agressões sexuais a uma adolescente de 14 anos e a uma mulher, incidentes na origem de uma vaga de manifestações anti-imigração no Reino Unido.

Macron é 'barrado' pela polícia de Nova Iorque por causa de... Trump
Presidente francês reagiu com descontração, ligou ao seu homólogo norte-americano e depois disso seguiu tranquilamente pelas ruas da cidade.

Mais de três mil mortos por cólera em pouco mais de um ano no Sudão
O número de casos de cólera está a aumentar no Darfur e mais de três mil pessoas no Sudão morreram da doença nos últimos 14 meses de guerra civil, disse hoje a agência de saúde da ONU.

Drones? Dinamarca "pode contar com total solidariedade da Europa"
António Costa prometeu ainda discutir a "prontidão de defesa comum europeia" na próxima reunião do Conselho Europeu, a 1 de outubro.